Professor gravando videoaula com conteúdo gratuito durante a quarentena

Crédito: Sistema Positivo de Ensino.

Diante da crise do coronavírus, muitas empresas de educação estão se dedicando a oferecer ao público em geral opções de estudos com conteúdo gratuito durante quarentena. Confira algumas opções:

AngloBox – Anglo Vestibulares

Uma plataforma gratuita e aberta com aulas gravadas por professores do Curso Anglo Vestibulares. Os estudantes de todo o Brasil podem acompanhar conteúdos por disciplinas e temáticas e receber dicas para aproveitar melhor os estudos em casa e orientações para usar a plataforma. Clique aqui para acessar a plataforma.

Classes abertas – Fundação Roberto Marinho

Projeto disponibiliza salas de aula on-line para alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio e para componentes curriculares específicos. Nas “Classes abertas”, são trabalhados os conteúdos com vídeos, atividades, entre outros recursos em um giro semanal, isto é, a cada segunda-feira a turma dá início aos estudos com outros estudantes e apoio de professores; na sexta-feira, conclui-se a imersão nesse conteúdo. O acesso às salas é gratuito; basta clicar aqui.

Geekie Games

A plataforma de estudo on-line está distribuindo 20 mil bolsas para alunos de escolas públicas que não podem interromper sua preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Na plataforma, o aluno realiza um simulado no modelo do ENEM e recebe um diagnóstico do seu desempenho e um plano de estudos personalizado, apontando as disciplinas nas quais ele teve mais dificuldade. O estudante pode fazer seu cadastro aqui.

Mangahigh

Plataforma passa a oferecer gratuitamente aos estudantes de todo o país uma série de recursos digitais adaptativos para a aprendizagem de Matemática, já em acordo com as competências exigidas pela BNCC. O acesso, que também será permitido a gestores e professores, será por 60 dias e direcionado aos ensinos Fundamental e Médio. O cadastro na plataforma deve ser feito aqui.

ProEnem

Canal no YouTube realiza diariamente duas transmissões por dia para revisão e atualização de conteúdos relacionados ao Enem e a outros vestibulares, com dicas, resolução de exercícios e informações pertinentes. As turmas virtuais são em dois turnos: de 8h a 13h; de 17h30 a 21h15. O canal com conteúdo gratuito durante a quarentena pode ser acessado aqui.   

Quero na Escola

A start up Quero na Escola tem um projeto de levar voluntários a escolas para debaterem sobre temas do dia a dia, como inteligência emocional, diversidade de gênero, carreira, entre outros. Devido à crise, os encontros agora são virtuais e qualquer pessoa pode acompanhar pelo perfil da Quero no Facebook, inclusive mandar perguntas ou mesmo assistir depois. No dia 31/3, às 16h, o encontro é sobre Política. Na quarta (01/04), haverá discussões sobre Turismo às 13h; na quinta (02/04), o tema é sustentabilidade (14h); e na sexta (03/04), Design (às 10h).

SAS ao vivo – SAS

Por meio do YouTube, plataforma de educação cearense oferece aulas ao vivo diariamente para estudantes de todo o Brasil, com exposição de conteúdos, exercícios e tira-dúvidas com os professores por meio do chat. Nessas videoaulas, são contempladas todas as disciplinas do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.  As videoaulas são transmitidas pelo canal da plataforma no YouTube.

Sistema Positivo de Ensino

O sistema de ensino sediado no Paraná também está utilizando o YouTube como ferramenta para oferecer conteúdo gratuito durante a quarentena. No seu canal oficial, são realizadas lives com correção de exercícios e explanação de conteúdos de todas as disciplinas. Você pode assistir aos vídeos aqui.

 

About the Author

Eduardo Siqueira

Um jornalista que ama Educação. Minhas experiências me fizeram imergir no universo da Educação, sentindo todo o seu poder transformador e percebendo o quanto ela ainda precisa de apoio. Aqui, busco fazer minha parte e ajudar as pessoas a compreendê-la nem que seja um cadinho.

View All Articles