Campanha “Ciência salva vidas” mapeia e dá visibilidade a projetos contra a covid-19 em instituições de ensino superior de todo país

 

A União Nacional dos Estudantes (UNE) criou a campanha “Ciência salva vidas”, na qual mapeia iniciativas e projetos que estão sendo realizados em universidades, faculdades, institutos federais e hospitais universitários de todo o país para combater o avanço do coronavírus e a pandemia de covid-19 em seus estados.

A campanha tem por objetivos dar visibilidade a essas realizações e conseguir doações, como materiais, insumos e recursos financeiros, para que possam continuar trabalhando, já que muitas das universidades contam com poucos investimentos.

Os projetos envolvem professores, especialistas, pesquisadores e estudantes, todos atuando em diversas frentes. Na Universidade Federal do Ceará (UFC), por exemplo, foi desenvolvido um painel que compila dados de casos confirmados e óbitos por covid-19; na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi desenvolvido um aparelho capaz de monitorar a saúde pacientes com suspeita de infecção;

Em São Paulo, a Escola Politécnica da USP está produzindo ventiladores pulmonares de baixo custo. E no Distrito Federal, com apoio de costureiras voluntárias, a UnB e o Hospital Universitário de Brasília estão confeccionando 1500 máscaras cirúrgicas por semana.

“Desde o início da pandemia, entendemos que a universidade tem papel essencial para a solução dessa crise; seja nas pesquisas para contenção do vírus, na produção de equipamentos, em estatísticas ou  projetos sociais e econômicos. Por isso reforçamos a importância de valorizar as universidades e a ciência brasileira para o desenvolvimento, soberania nacional, proteção e segurança para a sociedade “, comenta Iago Montalvão, presidente da UNE.

Para conferir todas as iniciativas espalhadas pelo país mapeadas pela UNE, clique no mapa a seguir.

mapa da campanha ciência salva vidas

Clique no mapa e confira o projeto de destaque do seu estado e como ajudá-lo.

 

Você também pode conferir mais conteúdos sobre covid-19 relacionados a Educação aqui no Doc.Edu, clicando aqui!

About the Author

Eduardo Siqueira

Um jornalista que ama Educação. Minhas experiências me fizeram imergir no universo da Educação, sentindo todo o seu poder transformador e percebendo o quanto ela ainda precisa de apoio. Aqui, busco fazer minha parte e ajudar as pessoas a compreendê-la nem que seja um cadinho.

View All Articles