Em meio à pandemia de covid-19, deputados, senadores e órgãos ligados a educação pedem o adiamento do Enem. MEC é contrário.

Petição #adiaenem

Petição divulgada nas redes sociais a favor do adiamento do Enem já conta com quase 40 mil assinaturas

Desde que o edital do Enem foi lançado no dia 31 de março, diversas entidades se manifestaram contra a realização do exame ainda neste ano e a favor do seu adiamento, para que alunos de todo o país, principalmente os das escolas públicas, não sejam prejudicados. A justificativa está atual afastamento das salas de aulas devido à pandemia do covid-19, algo também apontado por especialistas (link).

Nessa queda de braço com o Ministério da Educação, políticos e entidades governamentais e civis tecem diariamente argumentos em prol do adiamento do Enem. Confira algumas dessas declarações:

O que diz o senador Izalci Lucas (PSDB-DF):

“É inadmissível pensar em fazer o Enem agora. Então, eu apresentei um PDL suspendendo os dois editais. […] eu queria fazer um apelo aos senadores. Eu já fiz um apelo no MEC, mas não tive nenhum retorno.”

O que diz o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP):

“A manifestação de vossa excelência (referindo-se ao senador Izalci Lucas) é preocupante. Conte com nosso apoio para a gente fazer uma intervenção no Ministério da Educação, no Governo Federal. Terá o apoio dos senadores […] Vossa excelência terá meu apoio.”

O que diz o Conselho Nacional de Secretarias de Educação (Consed)

“Não há dúvidas de que os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio são os que sofrem o maior impacto. Por isso, a importância do diálogo e do olhar para os mais afetados neste difícil momento da pandemia do covid-19. Mais uma vez, o Consed destaca a necessidade de que as decisões sejam tomadas a partir do entendimento com as instituições responsáveis pela Educação Básica no Brasil.”

O que diz a União Nacional dos Estudantes (UNE):

“É absurdo pensar que os estudantes estão em igualdade de condições nessa situação, e que atividades a distância poderiam solucionar o problema da suspensão das aulas. Muitos desses jovens sequer têm acesso às ferramentas necessárias para atividades virtuais, e mesmo que tivessem sabemos que o aproveitamento do ensino-aprendizagem fica fortemente em defasagem em relação às atividades presenciais”

Adiamento do Enem

Ministro da Educação, Abraham Weintraub, é contra o adiamento do Enem

O que diz o Ministério da Educação a respeito da necessidade de adiamento do Enem:

“Para que haja a execução do Enem, é preciso cumprir com as diversas etapas que antecedem a data de aplicação do exame, como a elaboração da prova, os pedidos e a análise de isenção da taxa de inscrição, a efetivação da inscrição, a impressão, a logística e a distribuição, além de todos os subprocessos associados a essas grandes etapas. Por isso, a publicação dos editais do Enem 2020 é fundamental neste momento, de modo a garantir à sociedade que a concretização dessa política pública seja preservada e para que seja dado início, pelo Inep, à preparação e à viabilidade de execução desta edição do Enem.”

Confira a nota completa do MEC aqui.

 

Para conferir mais conteúdos relacionados à crise do coronavírus e os impactos na educação, clique aqui.

 

About the Author

Eduardo Siqueira

Um jornalista que ama Educação. Minhas experiências me fizeram imergir no universo da Educação, sentindo todo o seu poder transformador e percebendo o quanto ela ainda precisa de apoio. Aqui, busco fazer minha parte e ajudar as pessoas a compreendê-la nem que seja um cadinho.

View All Articles