Em tempos de quarentena, os alunos se deparam com uma nova forma de aprender, que mudou e muito a sua relação com o aprendizado. Eles não estão mais em sala de aula, em cadeiras enfileiradas, com caderno e lápis na carteira. A realidade agora é em casas, na presença de pais, irmãos e pets.
Pensando nisso, ouvimos especialistas para dar algumas dicas para alunos, educadores e pais para que consigam tornar esse momento saudável e produtivo.
Os educadores do Colégio Poliedro (SP), Andrea Godinho e Carlos Lambert, apontaram algumas dicas para os alunos:
- Escolha um local de estudo organizado e limpo, com fácil acesso aos materiais que você precisará consultar.
- Procure estudar em uma bancada apropriada, evitando a cama, chão ou sofá, por exemplo.
- Afaste-se de distrações enquanto você estuda. Isso significa desligar a televisão, deixar o celular em modo avião e não deixar em seu ambiente de estudos potenciais distrações.
- Caso esteja assistindo às aulas pelo celular, tenha certeza de que desabilitou as notificações para não atrapalhar o andamento do estudo.
- Assista às videoaulas anotando e registrando tudo – exatamente como se estivesse em sala de aula, em uma mesa, com as folhas de apoio e o seu caderno.
- Fique atento aos exercícios que você poderá realizar, aqueles das listas enviadas e os do livro do Poliedro (Revisando, Propostos e Complementares).
- Crie uma rotina de horários determinados para tudo, como a que você tem nas atividades presenciais. Horário para acordar, tomar café da manhã, assistir às aulas, realizar intervalos, almoçar, estudar e descansar.
- Combine, com as pessoas que estão convivendo presencialmente com você, os seus horários de estudo e os intervalos, pois, assim, conseguirá evitar interrupções e ser mais produtivo em sua rotina
E os educadores?
É claro que o momento também mudou para os educadores, que agora buscam novas formas de fazer a prática de ensinar no ambiente virtual tão efetiva quanto no presencial.
O professor Ademar Celedônio, Diretor de Ensino e Inovações Educacionais, Plataforma de Educação SAS (CE), aponta algumas dicas:
- Se estiver realizando aulas síncronas, aquelas em que são realizadas ao vivo, ele pode usar mesa digitalizadora, power point ou outros recursos.
- Se for o caso de aulas assíncronas, quando são gravadas e disponibilizadas posteriormente, pode-se determinar um horário para mentoria com os alunos por meio de alguma plataforma de conversação, como Zoom, Teams ou mesmo WhatsApp.
- Os professores podem mensurar o aprendizado por capítulo, fazendo atividades com conteúdos pequenos por meio de avaliações formativas. Para isso, pode-se usar também plataformas digitais de aprendizagem.
- Para mensurar o aprendizado do aluno, ele pode sugerir também que o aluno grave videoaulas sobre o assunto estudado no momento e envie aos professores.
E o que os pais devem fazer pelos filhos?
Ainda segundo o professor Ademar Celedônio,
- Os pais devem garantir um espaço adequado para o filho, mesmo que seja no quarto, com objetos que garantam essas interações, como computador ou smartphone.
- Orientá-los quanto ao cumprimento das rotinas escolares, definindo os momentos de sociabilidade, conforto e outros combinados.
- Dar suporte a eles, tirando dúvidas, ajudando em pesquisas, mas nunca respondendo às tarefas do aluno.
Além dessas dicas para alunos, educadores e pais, você pode conferir outros conteúdos sobre educação na quarentena clicando aqui.