Em tempos de quarentena, os alunos se deparam com uma nova forma de aprender, que mudou e muito a sua relação com o aprendizado. Eles não estão mais em sala de aula, em cadeiras enfileiradas, com caderno e lápis na carteira. A realidade agora é em casas, na presença de pais, irmãos e pets.

Pensando nisso, ouvimos especialistas para dar algumas dicas para alunos, educadores e pais para que consigam tornar esse momento saudável e produtivo.

Os educadores do Colégio Poliedro (SP), Andrea Godinho e Carlos Lambert, apontaram algumas dicas para os alunos:

  1. Escolha um local de estudo organizado e limpo, com fácil acesso aos materiais que você precisará consultar.
  2. Procure estudar em uma bancada apropriada, evitando a cama, chão ou sofá, por exemplo.
  3. Afaste-se de distrações enquanto você estuda. Isso significa desligar a televisão, deixar o celular em modo avião e não deixar em seu ambiente de estudos potenciais distrações.
  4. Caso esteja assistindo às aulas pelo celular, tenha certeza de que desabilitou as notificações para não atrapalhar o andamento do estudo.
  5. Assista às videoaulas anotando e registrando tudo – exatamente como se estivesse em sala de aula, em uma mesa, com as folhas de apoio e o seu caderno.
  6. Fique atento aos exercícios que você poderá realizar, aqueles das listas enviadas e os do livro do Poliedro (Revisando, Propostos e Complementares).
  7. Crie uma rotina de horários determinados para tudo, como a que você tem nas atividades presenciais. Horário para acordar, tomar café da manhã, assistir às aulas, realizar intervalos, almoçar, estudar e descansar.
  8. Combine, com as pessoas que estão convivendo presencialmente com você, os seus horários de estudo e os intervalos, pois, assim, conseguirá evitar interrupções e ser mais produtivo em sua rotina

E os educadores?

É claro que o momento também mudou para os educadores, que agora buscam novas formas de fazer a prática de ensinar no ambiente virtual tão efetiva quanto no presencial.

O professor Ademar Celedônio, Diretor de Ensino e Inovações Educacionais, Plataforma de Educação SAS (CE), aponta algumas dicas:

  1. Se estiver realizando aulas síncronas, aquelas em que são realizadas ao vivo, ele pode usar mesa digitalizadora, power point ou outros recursos.
  2. Se for o caso de aulas assíncronas, quando são gravadas e disponibilizadas posteriormente, pode-se determinar um horário para mentoria com os alunos por meio de alguma plataforma de conversação, como Zoom, Teams ou mesmo WhatsApp.
  3. Os professores podem mensurar o aprendizado por capítulo, fazendo atividades com conteúdos pequenos por meio de avaliações formativas. Para isso, pode-se usar também plataformas digitais de aprendizagem.
  4. Para mensurar o aprendizado do aluno, ele pode sugerir também que o aluno grave videoaulas sobre o assunto estudado no momento e envie aos professores.

E o que os pais devem fazer pelos filhos?

Ainda segundo o professor Ademar Celedônio,

  1. Os pais devem garantir um espaço adequado para o filho, mesmo que seja no quarto, com objetos que garantam essas interações, como computador ou smartphone.
  2. Orientá-los quanto ao cumprimento das rotinas escolares, definindo os momentos de sociabilidade, conforto e outros combinados.
  3. Dar suporte a eles, tirando dúvidas, ajudando em pesquisas, mas nunca respondendo às tarefas do aluno.

 

Além dessas dicas para alunos, educadores e pais, você pode conferir outros conteúdos sobre educação na quarentena clicando aqui.

About the Author

Eduardo Siqueira

Um jornalista que ama Educação. Minhas experiências me fizeram imergir no universo da Educação, sentindo todo o seu poder transformador e percebendo o quanto ela ainda precisa de apoio. Aqui, busco fazer minha parte e ajudar as pessoas a compreendê-la nem que seja um cadinho.

View All Articles