Ismart está com inscrições abertas para processo seletivo de bolsas de estudos integrais para alunos da rede pública de ensino.

alunos das bolsas de estudos

Alunos do Bolsa Talento, um dos projetos do Ismart

O Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (Ismart) está com as inscrições abertas do processo seletivo que oferece bolsas de estudos integrais para alunos de escola pública do 7º ao 9º ano com idades entre 12 e 15 anos e renda familiar per capita de, no máximo, dois salários mínimos. Os alunos também participarão de um programa para acompanhar e desenvolver suas habilidades até o final da faculdade. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.ismart.org.br até o dia 10 de junho.

Os aprovados terão acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional, além da chance de acessarem uma plataforma de estudos a distância ou, até mesmo, conquistar uma bolsa de estudos presencial em colégios particulares conceituados das cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São José dos Campos (SP), Cotia (SP) e Sorocaba (SP).  Serão distribuídas mais de 1300 bolsas para educação a distância e presencial para o ano letivo de 2021.

Projetos

As oportunidades são para três diferentes projetos gratuitos: Ismart Online, Alicerce e Bolsa Talento.

Aluno da bolsas de estudos

Miguel Angelo aluno do projeto Ismart Online – Belo Horizonte. Foto: Reprodução

O Ismart Online é destinado aos estudantes do 7º e do 9º ano e reúne estudos, tecnologia e um programa especial de desenvolvimento que vai além do espaço físico das salas de aula. O projeto oferece acesso a uma plataforma de estudos on-line, com conteúdo exclusivo, realização de atividades em equipe, desenvolvimento de autonomia, protagonismo e superação, além da participação em workshops de formação.

Para o Projeto Alicerce, o candidato deve estar matriculado no 7º ano do ensino fundamental e ter 12 anos de idade. Os aprovados no processo seletivo participarão de uma formação preparatória durante dois anos (durante o 8º e o 9º ano), no contraturno escolar, para cursar o ensino médio nas escolas particulares parceiras do Ismart com bolsa integral.

O Projeto Bolsa Talento é voltado aos alunos do 9º ano do ensino fundamental e que tenham 14 anos de idade. Os aprovados terão a oportunidade de ingressar nos colégios particulares parceiros do Ismart para cursar o ensino médio com bolsa de estudos integral. Também receberão material escolar, transporte e alimentação, além de participarem de um programa de orientação profissional, que os auxilia a ingressarem no ensino superior.

Seleção e resultado das bolsas de estudos

cronograma da seleção das bolsas de estudos

Cronograma da seleção das bolsas de estudos A seleção é composta por cinco etapas, compostas por atividades diversas, como testes de Português e Matemática, entrevistas e dinâmicas de grupo. Confira, ao lado, o cronograma contendo as datas de cada etapa. Os resultados de todas as fases do processo seletivo são disponibilizados no site e nas redes sociais do Ismart. O candidato poderá acompanhar o seu resultado, usando o login e a senha cadastrados no momento da inscrição.

Atuação do Ismart

Há mais de 20 anos, o Ismart tem a missão de identificar jovens talentos com baixa renda e alto desempenho escolar para oferecer acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional. Ao longo desse período, o programa já teve mais de 142 mil inscrições para o processo seletivo.

Com acesso à educação de qualidade, esses jovens podem sonhar mais alto, atingir o sucesso pessoal e profissional, alcançando posições de destaque e transformação social. Em 2020, serão mais de 3 mil alunos bolsistas apoiados pelo Ismart desde o ensino fundamental até a graduação. Em 20 anos de atuação, o Ismart já tem mais de 240 graduados que estão promovendo uma mudança positiva em suas comunidades, famílias e sociedade.

 

About the Author

Eduardo Siqueira

Um jornalista que ama Educação. Minhas experiências me fizeram imergir no universo da Educação, sentindo todo o seu poder transformador e percebendo o quanto ela ainda precisa de apoio. Aqui, busco fazer minha parte e ajudar as pessoas a compreendê-la nem que seja um cadinho.

View All Articles