Minicurso (Per)curso Sobre Desenho!, elaborado pelo Instituto Arte na Escola, estimula jovens e adultos a descobrirem novas linhas, traços e gestos.

 

Desenhar pode ser visto como dom para uns e desafio impossível para outros. Mas qualquer pessoa pode desenhar, basta oportunidade e apoio. Portanto, foi pensando em quem quer ampliar – ou mesmo criar –  seu repertório sobre desenho que o Instituto Arte na Escola (IAE) criou o minicurso (Per)curso Sobre Desenho!. Professores, arte-educadores, pais ou responsáveis podem acessá-lo de forma gratuita para (re)descobrir os traços, linhas, formas e cores. Com provocações educativas e propostas práticas, o curso é uma oportunidade de mães e pais explorarem o desenho com crianças e adolescentes em tempos de isolamento social.

O minicurso (Per)curso Sobre Desenho! tem 30 horas de duração e não possui tarefas obrigatórias nem caminho fixo. A artista Sandra Cinto – desenhista, pintora, escultora, gravadora e professora – é quem norteia o percurso educativo. Durante o minicurso, ela conta sua experiência com desenho e convida os participantes a fazerem uma viagem pelo universo de linhas, traços e gestos.

Documentário "Desenho: arte e criação"

Documentário “Desenho: arte e criação” é um dos conteúdos em audiovisual do curso.

O material completo, composto por textos, imagens e vídeos, foi originalmente elaborado pelo Instituto Arte na Escola (IAE) em 2019, para professores inscritos no XIX Prêmio Arte na Escola Cidadã (PAEC). Para se inscrever no minicurso, basta acessar o site do curso , preencher um cadastro simples e criar seu login e senha.

Instituto Arte na Escola

O  Instituto Arte na Escola qualifica, incentiva e reconhece o ensino da arte na Educação Básica brasileira. Acima de tudo, defende que a arte é um objeto do saber, que desenvolve nos alunos habilidades perceptivas, capacidade reflexiva e incentiva a formação de uma consciência crítica, não se limitando à autoexpressão e à criatividade. Desde 1989, promove a formação continuada para professores do Brasil por meio de iniciativas diversas.

 

Para conferir mais conteúdos relacionados à quarentena, clique aqui.

 

About the Author

Eduardo Siqueira

Um jornalista que ama Educação. Minhas experiências me fizeram imergir no universo da Educação, sentindo todo o seu poder transformador e percebendo o quanto ela ainda precisa de apoio. Aqui, busco fazer minha parte e ajudar as pessoas a compreendê-la nem que seja um cadinho.

View All Articles