Estamos vivendo uma crise mundial sem precedentes, e isso todos já perceberam. Segundo a Unesco, 191 países fecharam suas escolas por causa da pandemia, interrompendo as aulas presenciais de 1,5 bilhão de estudantes (48 milhões no Brasil), e mudando a rotina de 63 milhões de professores. O momento pede mudanças na educação, e a tecnologia é a saída para isso.

Mesmo sendo vista no dia a dia com desconfiança, em pouco tempo, as escolas, sobretudo as privadas, adotaram o ensino remoto por meio de plataformas digitais. O que passamos a ver com maior intensidade foram as aulas síncronas (ao vivo com os alunos em salas digitais) e assíncronas (vídeos gravados dos professores), ambas interagindo com o aluno e permitindo aproximação em tempos de distanciamento.

Além disso, o uso de plataformas de aprendizagem adaptativas se mostrou um potencializador do aprendizado. Ainda se valendo da tecnologia, o aluno pode gravar vídeos com comentários do conteúdo estudado. Isso faz com que ele seja proativo, protagonista desse processo. Inclusive, a Base Nacional Comum Curricular indica a criação de blogs, vlogs, vídeominutos. Esse é um dos caminhos para transformar digitalmente a educação.

Essa atividade pode até ser uma estratégia avaliativa, para se certificar de que o aluno está envolvido. Nesse momento, o mais importante não é dar nota, mas garantir sua aprendizagem.

À medida que o tempo vai passando, as escolas encontram as melhoras formas de usá-la, adaptando metodologias e fortalecendo o vínculo escola-professor-aluno por vias digitais.

Após essa crise, esperamos que a tecnologia seja vista mais positivamente pelas escolas. É fato que alguns alunos vão se identificar mais do que outros, mas isso é uma questão de adaptação, em alguns casos, e de acesso, em outros.

Quando se fala em tecnologia na educação, o ensino privado sai à frente. A cada dia, as escolas se digitalizam mais, novas edtechs surgem, empresas inovam suas soluções. Todo o mercado está virando digital. Já a rede pública, não. Há poucas experiências de escolas públicas que se renderam à tecnologia, embora isso dependa de muitos fatores: gestão, investimento, vontade etc.

Sem dúvida não foi da maneira como gostaríamos que fosse, mas a transformação digital, enfim, chegou de vez na educação. Agora, o desafio será não deixá-la ir embora.

ademar celedônio

Ademar Celedônio, Diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Plataforma de Educação, e especialista em Educação Básica.

 

 

 

Para conferir outros artigos sobre Educação, clique aqui.

About the Author

Eduardo Siqueira

Um jornalista que ama Educação. Minhas experiências me fizeram imergir no universo da Educação, sentindo todo o seu poder transformador e percebendo o quanto ela ainda precisa de apoio. Aqui, busco fazer minha parte e ajudar as pessoas a compreendê-la nem que seja um cadinho.

View All Articles