Enquanto os encontros reais não ocorrem, os eventos continuam sendo realizados no ambiente virtual. De webinars a fóruns, muitos são os tipos e objetivos. Elencamos aqui algumas sugestões de eventos que serão realizados nos próximos dias. Confira os destaques da semana:

Live “Juventude negra e Educomunicação”

A Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação promove hoje (23/6) uma live para discutir o protagonismo da juventude negra na sociedade e como a educomunicação pode ajudar a potencializar esse processo. Participarão desse momento Ceres Santos, professora do curso de Jornalismo em Multimeios na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e ativista dos movimentos negro e de mulheres negras, Márcia Guena, jornalista, mestra em Integração da América Latina, doutora em História e também professora do Jornalismo em Multimeios na UNEB em Juazeiro e Elaine Souza, coordenadora geral da Viração Educomunicação, graduada e mestra em Serviço Social. Para acompanhar ao vivo e interagir com perguntas e comentários, acesse a página da transmissão meet.jit.si/abpeducomlive. A conversa será veiculada simultaneamente pelo canal da ABPEducom no YouTube e ficará disponível após a transmissão.

Quando: Hoje (23/6), às 17h.
Onde: Canal da ABPEducom no YouTube https://www.youtube.com/user/abpeducom ou plataforma Jitsi meet.jit.si/abpeducomlive

Webinar “Como planejar a volta às salas de aula? Aprendizados sobre a relação escola-famílias em tempos de COVID-19

O Instituto Internacional de Planejamento Educacional da UNESCO e o Serviço Social do Comércio – Sesc promovem, na próxima quarta, 26, um webinar sobre a retomada das aulas presenciais com a participação do psicopedagogo italiano Francesco Tonucci. O Objetivo deste momento é trazer uma reflexão sobre a planificação para a reabertura das escolas no Brasil e na América Latina. O webinar será transmitido pelo site do IIPE UNESCO, escritório para América Latina. Para participar, basta realizar a inscrição no site antes do início do evento. Haverá certificados para os participantes.


Quando: 24/06 (quarta-feira), às 14h30.
Onde: Site do IIPE UNESCO.

SPE com Você – “A química entre o coronavírus, álcool em gel e o sabão: uma relação que pode repercutir no Enem”

Coronavírus pode cair no Enem? Este é uma dos temas de eventos nesta semana

Coronavírus pode cair no Enem? Muitos alunos querem saber, isso porque o tema coronavírus está em alta e pode sim ser lembrado tanto no próximo Enem quando nos exames vestibulares. Para ajudar os estudantes, o Sistema Positivo de Ensino, dentro do projeto ‘SPE com Você” promoverá a live “A química entre o coronavírus, álcool em gel e o sabão: uma relação que pode repercutir no Enem”. Com a participação do professores Arthur Guimarães e Vinicius Pavanelli, do canal do Youtube Química simples, o momento abordará a relação entre o coronavírus, tensoativos e o álcool em gel. Além de estudar sobre um tema que pode ser explorado no Enem, os estudantes ainda podem garantir informações úteis na prevenção contra a Covid-19.

Quando: 24/06 (quarta-feira), às 18h.
Onde: no canal do SPE com Você no Youtube.

Live “A jornada do Educador: ensinando e aprendendo na pandemia”

O Hospital de Amor fará uma transmissão ao vivo para discutir as novas formas de aprendizagem e o bem-estar mental durante a pandemia de Covid-19. A live “A Jornada do Educador: ensinando e aprendendo na pandemia”, acontecerá no próximo dia 24 (quarta-feira), às 19h, com a participação da psicóloga Dra. Patrícia Lacerda Bellodi. A palestra faz parte do projeto “Prosas Educativas”, organizado pelo Núcleo de Educação em Câncer (NEC) do Hospital. A videoconferência será realizada no canal do YouTube do Hospital de Amor e será exibida com exclusividade aos que realizarem a inscrição previamente.

Quando: 24/6 (quarta-feira), às 19h.
Onde: Canal do Hospital de Amor no YouTube.

Webinar “Crianças no mundo digital: oportunidades e desafios”

O Instituto Alana, com o apoio do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e do portal Lunetas, realiza o evento “Ser Criança no Mundo Digital – série de conversas online”. Neste evento serão promovidas conversas que trarão para a pauta temas relacionados ao uso da tecnologia por crianças e adolescentes e o papel da família, das escolas, do Estado, das empresas e plataformas de tecnologia. O primeiro episódio (26/6), com o tema “Crianças no mundo digital: oportunidades e desafios”, apresentará um panorama geral do tema e os impactos da relação da criança com as tecnologias digitais em seu desenvolvimento integral. Contará com a participação de Vera Iaconelli, doutora em Psicologia pela USP e Rodrigo Nejm, diretor de educação da Safernet, e a mediação de de Carolina Pasquali, jornalista e diretora executiva do Instituto Alana.

Quando: 26/6 (sexta-feira), às 17h
Onde:  No site do evento.

Para ler mais conteúdos relacionados a Educação durante a pandemia, clique aqui.

About the Author

Eduardo Siqueira

Um jornalista que ama Educação. Minhas experiências me fizeram imergir no universo da Educação, sentindo todo o seu poder transformador e percebendo o quanto ela ainda precisa de apoio. Aqui, busco fazer minha parte e ajudar as pessoas a compreendê-la nem que seja um cadinho.

View All Articles