O confinamento imposto pela quarentena pode ser aproveitado para desenvolver o hábito de leitura nas crianças. Confira as dicas de especialista!

A pandemia do COVID-19 tem causado inúmeras mudanças na convivência das famílias. São tempos inéditos e precisam de uma grande dose de criatividade e paciência dos pais para saber o que fazer com as crianças. A leitura sempre foi uma importante ferramenta de desenvolvimento dos pequenos. Durante essa quarentena, ela pode mais do que nunca ser utilizada para amenizar seus efeitos e proporcionar ainda mais aprendizado.

Os pais precisam, portanto, lidar com a nova rotina, na qual se deve dividir as tarefas domésticas com as obrigações do trabalho. A psicopedagoga e coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento Educacional na PlayKids Nathália Pontes dá algumas dicas sobre como despertar o interesse pela leitura nas crianças:

1. Incentive a criança

Aproveite momentos da rotina do pequeno para estimular a leitura. Ler antes de dormir, por exemplo, é uma ótima opção. Além de incentivar o gosto pelos livros, fortalece o vínculo entre vocês e cria um hábito. Se você não sabe exatamente que livro escolher para o seu pequeno, você pode buscar por sites ou clubes que te ajudem nessa seleção.

2. Dose o uso do celular

A dica aqui é o equilíbrio e a mediação. O ideal é ter uma parte do dia dedicada a cada atividade. Também vale usar a tecnologia em favor do incentivo à leitura. Portanto, os livros digitais são uma ótima opção. Além disso, os próprios recursos do celular também podem complementar os momentos de leitura, como música, mecanismos de busca, câmera. Os pais podem explorar a criatividade e tudo o que a tecnologia pode oferecer de melhor.

3. Use a internet como aliada

Assim como no caso de celular e videogame, as dicas em relação à vida digital são as mesmas. Em primeiro lugar, é preciso saber dosar e equilibrar o tempo entre o acesso à rede e outras atividades, como brincadeiras, estudos e leitura, por exemplo. Dá para usar a própria internet para incentivar a leitura. Dependendo da idade, a criança já pode ser incentivada a a buscar informação sobre o autor do livro que está lendo, sobre o gênero literário, entre outros.

4. Invista no cantinho da leitura

Livro nunca é demais! Mas se em casa já há muitas obras que a criança não lê mais ou que ficaram muito básicas para a idade dela, você pode organizar um cantinho de leitura bem aconchegante. Além de deixar a biblioteca do pequeno atrativa e organizada, um cantinho dedicado aos livros é um excelente convite à leitura. Não se esqueça de passar adiante aqueles livros que o seu filho já não lê mais. Além disso, livro parado na estante não conta história.

5. Saiba respeitar a fase da criança

Se o pequeno, de uma hora para a outra, parece ter perdido o interesse pela leitura sem motivo aparente, calma! Saiba que existem fases em que isso é comum. O mais importante é sempre ter livros por perto e nunca deixar de convidá-los para deliciosos momentos de leitura. Com incentivo e paciência, o interesse volta aos poucos e o hábito da leitura nas crianças vai sendo reforçado.

.

Para ler mais conteúdos relacionados a Educação durante a pandemia, clique aqui.

About the Author

Eduardo Siqueira

Um jornalista que ama Educação. Minhas experiências me fizeram imergir no universo da Educação, sentindo todo o seu poder transformador e percebendo o quanto ela ainda precisa de apoio. Aqui, busco fazer minha parte e ajudar as pessoas a compreendê-la nem que seja um cadinho.

View All Articles