Prevista para esta semana, a votação do FUNDEB se configura um importante – e polêmico – marco para o futuro da educação brasileira.

fundeb

O FUNDEB também é utilizado para aquisição e manutenção de equipamentos escolares. Foto: Diego Dubard/MEC.

 

Nesta semana, foi iniciada a votação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), um importante elemento para garantir a subsistência da Educação pública no Brasil. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 15, de 2015, popularmente conhecida como a PEC do FUNDEB, foi inserida na pauta do plenário da Câmara dos Deputados (CD) para permitir a sua discussão e deliberação.

Repleto de dúvidas e interesses, a votação do FUNDEB pretende chacoalhar o cenário da Educação no Brasil devido às mudanças que o governo federal quer implementar com intermédio dos ministérios da Educação e Economia, mas que são criticadas por especialistas e políticos.

A Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação publicou nota elencando as “Falácias” do FUNDEB e reforçando que há tentativa de esvaziamento do fundo.  Em parceria, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) também se manifestarem a favor do Fundo e contra as mudanças.

O coordenador do curso de Administração da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília e PhD em Administração e Políticas Públicas, Alex Fabiane Teixeira, nos ajuda a entender o que é o FUNDEB e porque ele está envolto em tantas polêmicas.

O que é o FUNDEB?

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) foi criado no ano de 2006, por meio da Emenda Constitucional 53, com a finalidade de suceder o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF).

Este, por sua vez, ainda em 1996, estabeleceu um fundo contábil-orçamentário-financeiro formado por recursos das três esferas da federação: União, Estados e DF, e municípios; para financiar o ensino fundamental, “uma verdadeira reserva de recursos”, provenientes de impostos a fim de assegurar a universalização do atendimento educacional e a remuneração condigna do magistério público.

Em 2007, a passagem do FUNDEF para o FUNDEB representou a ampliação da cobertura da política de fundos no financiamento da educação brasileira, que passou a contemplar todas as etapas (educação infantil, incluindo creche e pré-escola, ensino fundamental e ensino médio) e modalidades da educação básica presencial (educação de jovens e adultos, educação especial, ensino médio profissional, educação indígena e quilombola), em tempo integral ou parcial, oferecidos em áreas urbanas ou rurais. O que significou um incremento expressivo da participação federal no financiamento da educação básica passando de menos de R$ 500 milhões no último ano de vigência do Fundef para mais de R$ 14 bilhões em 2019 (0,2% do PIB).

O FUNDEB possui o caráter temporário e terá a sua vigência até 31 de dezembro deste ano, sendo a sua continuidade de suma importância para a educação básica brasileira. No entanto, a sua sensibilidade é indicada porque simultaneamente são sopesados dois grandes valores para a nação brasileira: a garantia do direito à educação universal e de qualidade, de um lado, e, de outro, os riscos fiscais iminentes decorrentes dos gastos públicos advindos da sua reedição. E os pesos e contrapesos dessa balança estão posicionados no parlamento e na equipe econômica do governo federal.

A PEC do FUNDEB

Fundeb e Dorinha

Professora Dorinha, relatora da PEC na Câmara. Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados.

 

 

A PEC 15, de 2015 estabelece como premissas:

a garantia e a ampliação do direito à educação de qualidade com redução das desigualdades, a inclusão como crime de responsabilidade o descumprimento da complementação da União; a fixação em lei do piso salarial profissional do magistério; a proposição do Valor Aluno/Ano Total (VAAT) para permitir a visão global da disponibilidade fiscal dos entes federativos; ampliação da complementação da União ao fundo.

Em 2019, os recursos aplicados no FUNDEB pelos entes federados equivaleram a cerca de 156,3 bilhões de reais, incluindo a complementação da União. No entanto, em seu parecer, a relatora afirma que “é o momento de investir mais em Educação, para preparar com qualidade hoje a futura população economicamente ativa que irá sustentar a economia da sociedade” suscitando o patamar de 20% para a complementação da União em relação aos atuais 10% já comprometidos. É o consta no relatório da Deputada Prof.ª Dorinha Seabra Rezende, apresentado em março deste ano.

Essa diferença representaria um aporte substancial de recursos ao FUNDEB. O que terá sua grande parte aplicada ao pagamento dos profissionais do magistério, uma vez que a PEC estabelece um piso mínimo de 70% de seus recursos a serem utilizados para custeio de suas remunerações. Certamente, isso gerará um efeito cascata por aumentos de salários, greves e pressões.

O dilema do fundo

Todavia, agrega-se ao debate duas variáveis importantes que impulsionam a reflexão da sociedade ao questionar a efetividade dos atuais gastos em educação, ou seja, mais recursos significarão melhores indicadores educacionais? Os recursos adicionais disponíveis aos profissionais da área da educação estarão correlacionados a evolução da capacidade cognitiva desses mesmos alunos? Ou apenas representam defesa de interesses classistas em prol de categorias profissionais específicas? São respostas importantes a serem emitidas, uma vez que o custo dos recursos a serem complementados pela União ao FUNDEB sairão de toda a sociedade brasileira e não de estados ou municípios específicos.

Associado a isso, há que se destacar a dificuldade natural do momento pandêmico em que vive o Brasil e o mundo. Muitos bilhões de reais estão sendo aplicados para tratar e curar muitas vidas, cujas parcelas do endividamento fiscal serão cobradas de nós e das gerações futuras.

Ao tempo em que a educação deve ser prioridade e fomentar o desenvolvimento social, o custo deve ser sopesado a fim de que, ao final, não se perca além dos anéis, também os dedos!

Para ler outras reportagens sobre Educação, clique aqui!

About the Author

Eduardo Siqueira

Um jornalista que ama Educação. Minhas experiências me fizeram imergir no universo da Educação, sentindo todo o seu poder transformador e percebendo o quanto ela ainda precisa de apoio. Aqui, busco fazer minha parte e ajudar as pessoas a compreendê-la nem que seja um cadinho.

View All Articles