Após 17 anos acontecendo presencialmente, o GEduc 2020 importante congresso de gestão educacional, será realizado no formato on-line.

Edição de 2019 do GEduc, em São Paulo.

Um dos principais congressos de gestão educacional do país, o GEduc 2020, inicia hoje, 27, a sua 18ª edição, mas de um jeito diferente: totalmente on-line. Isso ocorre devido às medidas de contenção da contaminação por coronavírus. Com o tema “Disrupção na Educação – Venha para o futuro”, o GEduc traz para seu público-alvo – escolas e instituições de ensino superior privadas – reflexões sobre o fazer educação em tempos de constantes e exponenciais mudanças. Principalmente neste ano, em que a Educação foi altamente afetada pela pandemia do covid-19.

E o tema do evento foi justamente o motivo de mantê-lo ainda neste ano, mesmo no formato virtual, em vez de realizá-lo presencialmente em outra data.

“A programação já estava totalmente pronta e alinhada ao momento atual. A gente teve que aproveitar essa oportunidade das dores dos mantenedores para contribuir com eles, já que o tema está quente”, explica Sônia Colombo, diretora da Humus – empresa responsável pela realização do GEduc.

Isso porque o tema do GEduc, antes de a pandemia chegar, já tratava dos novos rumos para a Educação diante de novos cenários sociais. Mesmo com a pandemia, a temática e toda a sua programação se mantiveram quente, uma vez que o isolamento social exigiu pensar em novas formas de ensinar e aprender. Para Sônia, “talvez não fizesse sentido realizar em março do próximo ano, já que a disrupção na educação já vem ocorrendo durante todo este ano”.

E por falar em futuro….

Costuma-se dizer que o futuro na Educação já chegou. No entanto, há quem diga que ele sempre está chegando, porque há sempre algo novo a se descobrir e a construir no processo de ensino-aprendizado, bem como na gestão educacional.

Na pandemia, as escolas se viram obrigadas a praticar o ensino remoto, com aulas e relacionamento a distância. Algo que o Ensino Superior já faz com força há algum tempo. Mas, para a Educação Básica, era novidade.

“Um futuro com propostas mais flexíveis em termos de Educação, uma Educação mais hibrida”, é o que vê a também especialista em Educação, Sônia Colombo. O futuro na Educação que está constantemente batendo à porta, para ela, tende a ser pautado em um ensino muito perto de cada aluno, cada vez mais personalizado, em que os professores dão seu conteúdo, e os alunos o assimilam à sua maneira.

Geduc 2020

E é essa discussão sobre como construir o futuro na Educação que se embasa toda a programação do GEduc. Como em outros eventos realizados, o Geduc vai se valer também da plataforma Zoom. Portanto, os congressistas receberão um link de acesso ao painel desejado no qual deverá ser acessado dentro do horário estipulado.

Em cada painel, haverá a possibilidade de enviar as dúvidas aos palestrantes por meio do chat. Essas dúvidas serão filtradas pelos moderadores e encaminhadas ao convidado para que ele possa respondê-las. Aquelas que não forem respondidas durante o painel, serão respondidas por e-mail, direto ao participante, depois do evento.

Entre os palestrantes convidados estão o jornalista Caco Barcelos e os empresários Chaim Zaher e Eduardo Mufarej. Confira a grade completa da programação no site do evento.

Para conferir outras notícias sobre Educação, clique aqui.

 

Tagged in:

, ,

About the Author

Eduardo Siqueira

Um jornalista que ama Educação. Minhas experiências me fizeram imergir no universo da Educação, sentindo todo o seu poder transformador e percebendo o quanto ela ainda precisa de apoio. Aqui, busco fazer minha parte e ajudar as pessoas a compreendê-la nem que seja um cadinho.

View All Articles