Com um “novo normal” se construindo, uma das tendências para a educação é o desenvolvimento de aplicativos que auxiliam gestores escolares na condução de suas instituições.

 

O que foi usado com recurso emergencial virou permanente. A rotina de professores, diretores e supervisores escolares, que já era puxada antes da pandemia da COVID-19, exigiu ainda mais desses profissionais. As edtechs, startups focadas em educação, ganharam espaço no cotidiano escolar e provaram que são ferramentas poderosas para facilitar a gestão das escolas. Por isso, muitas delas estão desenvolvendo aplicativos que auxiliam gestores escolares.

Conheça 7 aplicativos que auxiliam gestores escolares

App Tutormundi conecta alunos com tutores de prestigiadas universidades do país.

O Brasil é um terreno fértil para o desenvolvimento dessas soluções. Segundo estudo da americana HolonIQ, que divulgou um uma lista com as edtechs mais inovadoras da América Latina, 33 das 100 principais soluções foram desenvolvidas por brasileiros. Uma delas é a TutorMundi, edtech que trabalha com tutoria online.

“Pais, alunos, professores, diretores e todos os envolvidos na comunidade escolar perceberam que essas soluções vieram para propor atividades que realmente geram engajamento dos estudantes. As edtechs têm esse potencial de tornar o ato de aprender algo divertido e instigante”, relata Raphael Coelho, CEO da TutorMundi.

Confira a lista com 7 aplicativos que facilitam a vida dos gestores escolares:

Agenda Edu

Tem como principal função o engajamento entre educadores, estudantes e seus responsáveis. Se propõe a transformar as jornadas educacionais com recursos como organização da rotina escolar e compartilhar momentos marcantes desta jornada. Permite a personalização dos canais de comunicação de acordo com o estabelecimento de ensino, entre outras funções.

Árvore Educação

União de duas conhecidas empresas de tecnologia educacional (Árvore de Livros e Guten), a Árvore Educação ajuda as escolas em tornar lúdico o trabalho de incentivar a leitura entre os alunos. Disponibiliza uma biblioteca virtual com títulos diversificados para atender os mais variados gostos dos estudantes. Os educadores dos estabelecimentos de ensino possuem suporte completo da equipe de educadores da edtech.

Eduqo

Trabalha com inteligência de dados para personalizar a rotina de cada escola e aumentar a eficiência do aprendizado. Oferece aos gestores escolares ferramentas como avaliações continuadas por assuntos, habilidades e competências para públicos interno e externo. Merecem destaque as tarefas de casa e avaliações digitais, pois com correção automática, há economia de tempo dos professores que podem se dedicar a outras tarefas da escola.

Jovens Gênios

Faz uso de Inteligência Artificial e gamificação para tornar a aprendizagem mais atraente para os alunos, além de facilitar a aplicação das principais metodologias ativas e evidenciar os indicadores de aprendizagem e engajamento dos estudantes. Acelerada pela Future Education, a plataforma permite que gestores e professores obtenham relatórios em tempo real e aumenta a participação e o engajamento dos pais na educação dos filhos.

Kanttum

Investir na capacitação do corpo docente é necessário, mas requer uma logística que demanda investimento de tempo e dinheiro além do necessário. A Kanttum foca em ajudar os diretores pedagógicos na formação de professores por meio de ensino reflexivo e com proposta de construir algo novo nas escolas. Tem como consequência o aumento da capacidade de liderança, mobilização mais eficiente do conteúdo e a redescoberta da paixão pela educação dos profissionais de ensino.

Kuau

Plataforma digital que auxilia escolas no trabalho de orientação vocacional de seus estudantes. Com uso de vídeos, curadoria de conteúdos e metodologias próprias, o Kuau foca nas soft-skills. Ou seja, habilidades que desenvolvam a inteligência emocional dos estudantes por meio de atividades de autoconhecimento e compreensão do papel do aluno no mundo.

Tutormundi

Aplicativo de tutoria online. Permite que as escolas ofereçam serviço de reforço escolar para alunos dos ensinos Fundamental II e Médio sem precisar investir na formação de uma equipe de tutores presenciais para este trabalho. Os estudantes conseguem resolver suas dúvidas sobre qualquer matéria com ajuda de estudantes universitários das melhores instituições do país selecionados pela plataforma. É o único aplicativo de reforço escolar brasileiro que atende o usuário ao vivo em até 5 minutos, 24 horas por dia. Disponível para Android e iPhone.

Younder

Aprovada por mais de 1,5 milhão de usuários em dois anos, a Younder se destaca por desenvolver tecnologia para treinamentos de colaboradores de uma empresa à distância. Utiliza de realidade virtual e outras ferramentas imersivas para aumentar a qualidade da transmissão de conteúdo e sua aprendizagem com a intenção de potencializar resultado por instituições como escolas, resolvendo os seus problemas em época de distanciamento social.

——

Para conferir outras dicas do mundo da educação, clique aqui.

 

Tagged in:

,

About the Author

Eduardo Siqueira

Um jornalista que ama Educação. Minhas experiências me fizeram imergir no universo da Educação, sentindo todo o seu poder transformador e percebendo o quanto ela ainda precisa de apoio. Aqui, busco fazer minha parte e ajudar as pessoas a compreendê-la nem que seja um cadinho.

View All Articles