“Tecer o Futuro – Projeto de Vida” foi escrito pela doutora em Linguística Aplicada Maria Tereza Campos Arruda e contribui para a formação pessoal e profissional dos alunos.

Tecer o futuro - Projeto de vida - Autora

“Não basta pensar objetivamente em uma carreira. É preciso olhar para si mesmo”, afirma a autora nas páginas do livro. (Foto: Divulgação)

Quais são os sonhos que um jovem tem para sua vida? Quais são seus interesses e motivações? Ele se aceita como é e confia em si? Se essas perguntas já eram complexas há pouco mais de um ano, respondê-las em tempos de pandemia da COVID-19 e com aulas remotas virou um desafio para pais e docentes. Pensando nisso, a professora Maria Tereza Campos Arruda, doutora em Linguística Aplicada pela PUC-SP, escreveu o livro “Tecer o futuro – Projeto de Vida”, destinado aos alunos do ensino médio para facilitar esse processo no ambiente escolar.

Trata-se de um livro que pode ser usado em sala de aula como uma ferramenta qualificada para professores ajudarem no desenvolvimento pessoal e profissional dos seus alunos.

Ao usar referências que vão desde os filósofos Aristóteles e Platão, passando pelos poetas Fernando Pessoa e Pablo Neruda até ícones da cultura pop como o rapper Emicida, as atividades e exercícios do livro despertam a atenção e determinam um foco para uma geração bombardeada por diversas distrações.

 

De acordo com Maria Tereza, os professores envolvidos na educação de um estudante do Ensino Médio devem estimulá-lo a pensar sobre sua posição na sociedade contemporânea, suas aptidões e até mesmo nas suas atividades em grupo.

Ao escrever o livro me preocupei em oferecer uma ferramenta que prepare o estudante a acompanhar essas transformações e se adaptar a elas, pois um plano de vida é dinâmico e está sujeito a mudanças constantes”, afirma Maria Tereza. 

Estrutura do “Projeto de Vida – Tecer o Futuro”

A obra é dividida em três módulos. O primeiro ambienta o aluno com aquela nova fase de ensino e começa a inseri-lo em um ambiente menos lúdico em relação ao Ensino Fundamental.

O módulo 2 foca no desenvolvimento do aluno como cidadão, expõe alguns de seus direitos e deveres, e o incita a pensar sobre sua posição no meio social.

O último módulo é focado em mostrar ao aluno o mundo profissional, como funcionam as relações interpessoais no mercado de trabalho e também o auxilia a definir um caminho de atuação.

A autora estruturou o conteúdo do livro seguindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), elaborada para orientar a reorganização dos currículos regionais e das propostas pedagógicas das escolas que oferecem os cursos da Educação Básica.

Com isso, o uso de recursos qualificados em sala de aula como o livro “Projeto de Vida – Tecer o Futuro” faz com que o estudante tenha um plano pessoal que o coloca no centro do processo de aprendizado. Isso procura garantir que os estudantes se preparem para atuar no mundo contemporâneo assumindo uma atuação consciente e participativa.

O livro publicado pela editora Saraiva faz parte de uma coleção de materiais didáticos destinados ao Ensino Médio. A obra se destaca pelo papel social que pode cumprir, direcionando os alunos ao caminho da reflexão e do sucesso, por meio de atividades que se encaixam ao cotidiano de alunos do ensino médio.


 

Para ler também: 5 tendências de tecnologia na educação para 2021

About the Author

Eduardo Siqueira

Um jornalista que ama Educação. Minhas experiências me fizeram imergir no universo da Educação, sentindo todo o seu poder transformador e percebendo o quanto ela ainda precisa de apoio. Aqui, busco fazer minha parte e ajudar as pessoas a compreendê-la nem que seja um cadinho.

View All Articles