Iniciativa aplicada no EEM Governador Adauto Bezerra pretende auxiliar jovens em tomadas de decisões mais assertivas e a desenvolver o senso crítico sobre situações cotidianas.
Na Grécia Antiga, ágora era o nome do espaço público onde ocorriam reuniões e eram discutidos assuntos ligados às cidades-estado. Para os jovens e adolescentes, a prática do diálogo é ainda mais essencial para a construção do senso crítico e das relações de afeto. Para auxiliar alunos que buscam por novos conhecimentos e o diálogo e novas formas de aprendizagem, estudantes da Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra, de Fortaleza (CE), criaram o projeto Ágora. A iniciativa foi premiada na última edição do Desafio Criativos da Escola, organizado pelo programa Criativos da Escola, do Instituto Alana.
Por meio de ações criativas e atrativas, o projeto tem como objetivo possibilitar o acesso a aprendizados, que vão além do ensino oferecido nas escolas, e proporcionar uma visão mais ampla e abrangente aos adolescentes que estão nesta fase tão cheia de dúvidas e descobertas sobre a vida.
Além disso, o projeto quer promover diálogos por meio de debates, aulas de oratória e retórica, gincanas, dinâmicas de incentivo a pesquisa, de uma maneira lúdica, criativa e, sobretudo atrativa.
O Ágora pretende auxiliar estudantes a desenvolverem o senso crítico sobre questões sociais e identitárias, além de multiplicar perspectivas diversificadas sobre os temas discutidos e, por consequência, diferentes maneiras de lidar com situações cotidianas. Com ele, o aluno passa a apresentar possibilidades de escolhas mais conscientes, buscando diminuir sensações como ansiedade e frustração, tão presentes na vida dos adolescentes.
Aproveite e veja mais notícias sobre Educação.