No Dia da Escola, gestores destacam como garantir qualidade na entrega do ensino e de que forma atuar para preencher as lacunas da educação em tempos de pandemia

Dia da Escola

Diante da pandemia, a missão de educar ganhou novos contornos e o desafio ainda maior. Não bastava apenas sair das salas de aula, foi preciso reaprender formas de encantar os alunos também no universo virtual e quem conseguiu girar a chave a tempo para se adaptar aos novos tempos, celebra o poder de ressignificar suas jornadas. Neste dia 15 de março, Dia da Escola, é importante propor reflexões sobre o que mudou no último ano e o que ainda é preciso ser feito para continuar promovendo o desenvolvimento de estudantes e educadores.

Um exemplo do que foi feito vem do Paraná. “A rotina de estudantes e professores ganhou novos formatos e novos objetos. Na lista para 2021, além dos tradicionais lápis, caderno e livros, os alunos têm que ter máscara, álcool em gel e garrafinha de água”, destaca a professora Rafaella Borsatti, do Colégio Stella Maris, instituição onde foram implementados rigorosos protocolos de saúde para garantir atividades com segurança.

Além disso, a gestão da escola equipou as salas de aulas, para transmissão de conteúdo ao vivo e promoveu treinamentos e capacitações dos educadores e colaboradores, de acordo com as orientações dos especialistas em saúde.

Já em Salvador, o desafio do Colégio Cândido Portinari foi desenvolver um projeto inovador para incentivar a execução de ideias, a mão na massa e o fomento de soluções. Foi a partir desta provocação que a instituição abriu o seu primeiro espaço Maker, propondo um ambiente colaborativo, de construção e compartilhamento de ideias..

No local, tudo será conduzido pelos estudantes. “Eles passam a ter mais autonomia ainda no processo de aprender e de fazer e, neste momento, o professor atua como um facilitador, orientando os alunos durante as atividades, prestando apoio e suporte nos momentos de dúvidas, assim como provocando e estimulando a criatividade do estudante”, afirma Silvana Araújo, diretora do Colégio Cândido Portinari.

Professores e o desafio de formar uma geração apaixonada pelo conhecimento

“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não repetir o que outras gerações já fizeram.” A célebre frase assinada pelo biólogo Jean Piaget cai como uma luva para os educadores da Inspira Rede de Educadores, companhia parceira de ambas as escolas citadas.

Para seus educadores, com a pandemia, a educação fora das escolas deixou de ser tendência e se tornou realidade, desafiando professores a se adaptar em tempo recorde ao ensino à distância.

“Foi um desafio ensinar diante de dias tão delicados como os que vivemos em 2020, mas aprendemos lições importantes de tudo o que vivemos. Tivemos que nos adaptar à nova realidade repentinamente e a tecnologia foi crucial para fortalecer nossa relação com os nossos alunos, mesmo à distância. As vivências e o aprendizado adquirido, durante todo esse processo, sem dúvida, nos tornou mais sensíveis às necessidades dos nossos alunos”, destaca Anderson Abbehusen, professor do colégio soteropolitano.

Os professores precisaram aprender, por exemplo a gravar e editar vídeos e entender como transmitir seu conteúdo e reter a atenção de seus alunos. “O sucesso desta jornada foi possível graças aos nossos educadores, que estão inspirados na missão de formar uma geração de apaixonadas pelo saber”, finaliza Jorio Jadjiski. diretor de Operações Escolares da Inspira Rede de Educadores.


Para ler também: Organização lança cursos gratuitos para remediar aprendizado de alunos e capacitar professores

 

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Eduardo Siqueira

Um jornalista que ama Educação. Minhas experiências me fizeram imergir no universo da Educação, sentindo todo o seu poder transformador e percebendo o quanto ela ainda precisa de apoio. Aqui, busco fazer minha parte e ajudar as pessoas a compreendê-la nem que seja um cadinho.

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