O Abril Azul é o mês de conscientização sobre o autismo. Por isso, a informação é o remédio para a eliminação de qualquer forma de preconceito.

Com o objetivo de difundir informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, assim, reduzir a discriminação e o preconceito, o mês de abril passou a ser conhecido como o Abril Azul, o mês de conscientização do Autismo que, neste ano, traz o tema “Respeito para todo o espectro”.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que haja 70 milhões de pessoas com autismo em todo o mundo, sendo 2 milhões somente no Brasil. Estima-se ainda que uma em cada 88 crianças apresente traços de autismo, com prevalência quatro vezes maior em meninos.

Segundo a supervisora do Serviço de Psicologia Escolar do Colégio Positivo (PR), Maísa Pannuti, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) não é uma doença, mas um transtorno do desenvolvimento. “Não existem exames clínicos que atestem o TEA. O diagnóstico deve ser clínico e multidisciplinar, a partir de critérios como déficits persistentes na comunicação e na interação social, assim como padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades”, explica a psicóloga.

Maísa ainda destaca:

conhecer alguns comportamentos relativamente comuns em pessoas com autismo pode ajudar na redução do estigma e do preconceito, favorecendo a inclusão desses indivíduos de forma plena. “Conhecer esses padrões não tem como objetivo rotular, mas sim garantir que a informação seja um veículo de eliminação de toda e qualquer forma de preconceito”, ressalta Maísa.

Para favorecer a sua inclusão escolar e social, a psicóloga afirma que é preciso que a sociedade entenda essa condição e esteja aberta. “As crianças com TEA sofrem muito com o julgamento de outras crianças, que possuem maior dificuldade para compreender as diferenças”, explica.

Dicas de leitura no Abril Azul

Em atenção à data comemorada no dia 2 e como forma de manter o tema sempre em pauta para a reflexão de todos, Maísa sugere alguns livros que tratam do autismo, sejam voltados para a leitura com crianças ou até mesmo com práticas de inclusão por parte de escolas:

#1 A escova de dentes azul, de Marcos Mion (Ed. Panda Books)

Abril Azul: a escova de dentes azul

Foto: Divulgação.

No clima do Natal de 2017, o apresentador Marcos Mion escreveu um texto revelando detalhes sobre a convivência com seu filho Romeo, com 9 anos, na época. “Me sinto abençoado e extremamente feliz por ter sido escolhido por Deus para ser pai de uma criança autista, ou como eu prefiro dizer, o guardião de um anjo. O meu Romeo”, escreveu. No post, publicado no Facebook, o apresentador contou sobre o inusitado presente de Natal que o filho pediu – e sobre a lição que aprendeu com isso. O texto deu origem ao livro A escova de dentes azul.

#2 Você sente o que eu sinto?, de Leonardo Kriger (Ed. Independente)

Leonardo Bertolli Kriger, estudante universitário diagnosticado com Autismo e Superdotação aos 12 anos de idade, conta detalhes de sua trajetória nesse livro. O autor relembra os seus intensos conflitos emocionais e também revela os desafios que precisou superar para romper a estigmatização que sofria e que ainda é sentida por muitos também diagnosticados como “diferentes”.

#3 O menino só, de Andrea Viviana Taubman (Ed. Escrita Fina)

Abril Azul: O menino só

Foto: Divulgação.

O livro fala de forma poética sobre o complexo e pouco conhecido mundo das crianças autistas, que não apresentam estigmas físicos visíveis mas têm necessidades muito específicas para poder se desenvolver.

#4 O cérebro autista, de Temple Grandin (Ed. Record)

Com novas descobertas, Temple Grandin conta a sua própria experiência enquanto autista. A autora evidencia os avanços científicos neste campo e compartilha algumas de suas ressonâncias cerebrais, mostrando as anomalias que explicam os sintomas mais simples.

#5 Tudo bem ser diferente, de Todd Parr (Ed. Panda Books)

Abril Azul: tudo bem ser diferente

Foto: Divulgação.

O livro trabalha com as diferenças de cada um de maneira divertida, simples e completa, alcançado o universo infantil e abordando não apenas a questão das diferenças, mas também outros assuntos delicados, como adoção, separação de pais, deficiência física, preconceito racial, entre outros.

#6 Quando o querer torna a prática possível, de Renata Pereira Batista, Daniela Navilli de Arauna, Paula de Jesus Ribeiro e Adriano de Oliveira Beserra (Cinelândia Gráfica e Editora)

Esta é uma interessante dica para este Abril Azul. O livro, escrito por educadores do Colégio Educar Guarulhos, conveniado ao Sistema Positivo de Ensino, traz relatos de como a escola pode tornar possível a inclusão por meio de práticas diárias de aprendizado e acolhimento. A publicação tem distribuição gratuita para educadores e escolas de todo o Brasil e Portugal.

#7 Humor Azul: O Lado Engraçado do Autismo, de Rodrigo Tramonte (Ed. Independente)

Abril Azul - Humor Azul

Foto: Divulgação.

De uma forma engraçada e descontraída, o cartunista Rodrigo Tramonte apresenta diferentes momentos da vida de um autista. O autor sabe bem o que escreve, pois também é autista e parte dos relatos são momentos vividos por ele com amigos ou familiares. Em forma de quadrinhos com ilustrações divertidas, as pequenas histórias do Zé Azul e de seus companheiros dão uma visão geral de como o autista age em diferentes situações, além de mostrar explicações sobre o autismo. Tramonte quer mostrar – e deixa bem claro no seu livro – que o autismo não é uma doença e sim uma forma diferente de enxergar as coisas e o mundo.


Confira nossa seção de dicas e aproveite outas sugestões de leitura!

About the Author

Eduardo Siqueira

Um jornalista que ama Educação. Minhas experiências me fizeram imergir no universo da Educação, sentindo todo o seu poder transformador e percebendo o quanto ela ainda precisa de apoio. Aqui, busco fazer minha parte e ajudar as pessoas a compreendê-la nem que seja um cadinho.

View All Articles