Programa Desafio Cerebral é totalmente gratuito e estará disponível para alunos e professores até o dia 28 de maio.

Em mais uma ação para incentivar a aprendizagem de forma flexível durante a pandemia, a organização sem fins lucrativos Khan Academy lança uma nova ferramenta gratuita para professores e alunos: o Desafio Cerebral. Trata-se de um programa de engajamento entre educadores e estudantes que transforma o aprendizado em um jogo.

Os alunos precisam realizar as atividades recomendadas pelos professores e apenas o esforço conjunto da turma permite passar de nível até chegar ao topo da montanha. Os educadores que atingirem os objetivos do jogo ganham um certificado de conclusão, além de concorrerem a um Chromebook e Kits Khan Academy através de sorteio.

A ideia central do programa é motivar os alunos no início do ano letivo, conectar a classe de forma online e proporcionar uma experiência descontraída, ao mesmo tempo que auxilia no desenvolvimento das habilidades dos estudantes nas disciplinas de Matemática, Ciências e Português, todas alinhadas à BNCC.

“O Desafio Cerebral foi desenhado para trazer alegria à sala de aula e encorajar hábitos de estudo com elementos de gamificação para os alunos. O programa ainda favorece ambientes de aprendizagem flexível, implementados de forma remota, híbrida ou presencial, que se mostram essenciais nesse momento.”, afirma o Country Manager da Khan Academy Brasil, Sidnei Shibata.

Cada aluno da turma deve completar três atividades para atingir o próximo nível do jogo. As atividades envolvem exercícios, vídeos, artigos ou testes e são escolhidas pelo professor de acordo com as necessidades individuais ou da turma como um todo. Ao alcançar o nível final, é possível reiniciar o desafio inúmeras vezes e acumular pontos sem limites.

O Desafio Cerebral acontece de 5 de abril a 28 de maio de 2021 e estará disponível de forma totalmente gratuita na seção Painel do Professor dentro da plataforma. O site disponibiliza um tutorial para ajudar no passo a passo para participar com os alunos.


Leia também: Organização lança cursos gratuitos para remediar aprendizado de alunos e capacitar professores

About the Author

Eduardo Siqueira

Um jornalista que ama Educação. Minhas experiências me fizeram imergir no universo da Educação, sentindo todo o seu poder transformador e percebendo o quanto ela ainda precisa de apoio. Aqui, busco fazer minha parte e ajudar as pessoas a compreendê-la nem que seja um cadinho.

View All Articles