Já não é novidade que a pandemia trouxe grandes desafios em diferentes áreas. Uma delas, em especial, foi a educação, que se viu obrigada a investir em inovação para melhorar a jornada dos estudantes e professores neste período de distanciamento social e garantir uma continuidade da aprendizagem em diferentes níveis.
O cenário educacional brasileiro, portanto, pode ser dividido em dois momentos: pré e durante a pandemia. Antes do Coronavírus, já tínhamos uma forte adoção de tecnologia por parte da área educacional, mas com ferramentas muito mais voltadas para questões administrativas e burocráticas, como o gerenciamento de informação e arquivos.
Já na pandemia, começamos a observar um movimento mais voltado para o entendimento da trajetória do aluno e em como fornecer o conteúdo para estes estudantes. Mais do que gerenciar essas informações, a busca é direcionada para qual conteúdo deve ser apresentado em cada etapa e em como passar essa informação para garantir uma melhor experiência para professores e alunos.
De olho neste segundo momento, Vinícius Gusmão, CEO e cofundador da MedRoom, edtech especializada no desenvolvimento de tecnologia para o ensino de anatomia dentro e fora do Brasil, compartilha 5 dicas para transformar o ambiente educacional em um laboratório de inovação.
1. Reconhecimento
“Não existe uma receita de bolo para a aplicação de tecnologia ou para a transformação digital de qualquer ambiente. É necessário entender a realidade de cada local e definir o resultado esperado para se preparar a estratégia de implementação de cada ferramenta”, explica o CEO.
Para ele, dois pontos de mudança importantes a serem considerados nessa transformação são, por exemplo, a experiência de usuário, tanto no aprendizado do aluno quanto no ensino dos professores, e também a mudança de cultura. “Temos um mercado muito consolidado e que dá certo, mas com espaço para melhoria”, diz ele.
2. Dimensionamento
Para Gusmão, outro ponto importante é dimensionar a aplicabilidade da nova solução. “É necessário elencar quais investimentos deverão ser feitos, como a mudança será feita e quais os custos que se deve considerar. Além disso, é interessante considerar que a mudança vem aos poucos, mas não necessariamente de forma lenta. Podemos modularizar essa mudança trabalhando com o administrativo, professores e alunos de forma gradual, com cada um deles entendendo suas necessidades e adaptando discursos. Tudo isso de forma paralela, garantindo a melhor experiência em todos os níveis”, explica.
3. Procurar soluções
O CEO reforça a importância de se conhecer as soluções oferecidas no mercado para saber qual se encaixa melhor com o seu objetivo e pontua que, atualmente, existe uma vasta gama de startups que trabalham para o aprimoramento do ensino e da aprendizagem no Brasil.
“Pensando em ferramentas como a da MedRoom, por exemplo, dois benefícios do ponto de vista didático observados ao se trabalhar com realidade virtual na educação, são a otimização da curva de aprendizado e maior retenção do conhecimento, ou seja, o aluno aprende mais rápido e lembra deste conteúdo por mais tempo. Mas também por um lado administrativo, temos uma otimização de custo ao se considerar estrutura, materiais de uso recorrente, pessoal e risco de utilização ao se comparar um laboratório tradicional com um laboratório virtual”, contextualiza o porta-voz.
4. Ciclo de interação: aplicar a solução, medir os resultados e aprender com eles
Como em qualquer mudança dentro de uma organização, é necessário ter consciência deste ciclo de interação. Para isso, o CEO da MedRoom questiona “a solução está sendo aplicada com sucesso? As pessoas estão aderindo? Estou alcançando os resultados esperados? O que posso aprender e ajustar com esse processo?”.
Segundo ele, ao observar todos estes pontos, é possível corrigir a rota e até problemas que possam aparecer no caminho. Sua dica, é fazer essa avaliação a cada três meses pois, com ciclos menores, é possível responder aos imprevistos com muito mais agilidade.
5. Multiplicação
Se você passou por todos os passos acima, encontrou a solução ideal, aplicou e está tendo sucesso com a transformação, chegou então a hora de multiplicar ou escalonar.
“Se o seu laboratório de inovação foi aplicado com um único ano de graduação ou área de aprendizado, é o momento de expandir para outros períodos e outras áreas da instituição. Transformar o ambiente educacional em um laboratório de inovação tem como benefício principal o engajamento do aluno. Este engajamento não só é benéfico para o próprio aprendizado, mas também para a instituição, diminuindo taxas de evasão”, orienta Vinícius.
Bônus: os benefícios
Para concluir, o CEO reforça que o próprio cenário da pandemia já mostra o início da habituação do aprendizado aliado à inovação. “As crianças estão tendo aulas em plataformas de chamada online e YouTube e sua relação com tecnologia começa muito cedo. O vocabulário e socialização no ambiente tecnológico já estão presentes no seu dia a dia e com isso elas estão em um ambiente mais propício ao uso dessas ferramentas também para o aprendizado”, diz.
Apesar de existir uma vertente que acredita que essa transformação tecnológica pode deixar o aprendizado cada vez mais impessoal, automatizado e até mesmo diminuir o papel do professor, o CEO reflete sobre o outro lado. “Vemos a prevalência da vertente contrária, onde, por exemplo, não temos a diminuição do papel do professor, mas sim uma pulverização desse papel ao longo jornada de aprendizado, aumentando a modularização e customização deste com um suporte tecnológico” finaliza Gusmão.
We’re a group of volunteers and starting a brand new
scheme in our community. Your site provided us with useful information to work on. You’ve done a formidable
job and our whole community can be grateful to
you.
I just could not leave your website before suggesting that I really loved the standard information a person supply for your guests? Is going to be again incessantly to check up on new posts.
I will immediately snatch your rss as I can not find your e-mail subscription hyperlink or
newsletter service. Do you’ve any? Kindly let me understand in order
that I may subscribe. Thanks.
I blog quite often and I truly thank you for your information. This great article has really peaked my interest.
I will book mark your blog and keep checking for new details about once
a week. I opted in for your Feed too.
If you desire to increase your knowledge only keep visiting this site and be updated with the most recent information posted
here.
With havin so much content do you ever run into any problems of plagorism or copyright infringement?
My blog has a lot of exclusive content I’ve either created myself or
outsourced but it looks like a lot of it is popping it up all over the internet
without my authorization. Do you know any methods to help
protect against content from being ripped off? I’d certainly appreciate it.
Just want to say your article is as astounding. The clarity for your publish is simply nice and
i can think you are a professional in this subject.
Fine with your permission let me to clutch your feed to keep up to date with drawing close post.
Thanks 1,000,000 and please continue the rewarding
work.
Asking questions are actually fastidious thing if you are not understanding anything fully, except this paragraph presents good understanding yet.
Hmm it appears like your website ate my first comment (it was
super long) so I guess I’ll just sum it up what I wrote and say, I’m thoroughly enjoying your blog.
I too am an aspiring blog writer but I’m still new to the whole thing.
Do you have any tips for novice blog writers?
I’d certainly appreciate it.
Wow, this article is good, my sister is analyzing
these things, thus I am going to convey her.
I’ve read a few good stuff here. Definitely worth bookmarking for revisiting.
I surprise how much effort you put to make such a wonderful informative
web site. quest bars http://bit.ly/3C2tkMR quest bars
Your way of explaining the whole thing in this piece of writing is in fact nice, every one be capable of effortlessly know it, Thanks a
lot. cheap flights http://1704milesapart.tumblr.com/ cheap flights
whoah this weblog is fantastic i love studying your
posts. Stay up the great work! You know, lots of people are hunting round for this information,
you could aid them greatly. asmr https://app.gumroad.com/asmr2021/p/best-asmr-online asmr
Wonderful work! This is the type of information that are supposed to be shared around the net.
Shame on the search engines for now not positioning this
put up higher! Come on over and discuss with my web site .
Thank you =) scoliosis surgery https://0401mm.tumblr.com/ scoliosis surgery
If you would like to obtain a great deal from this paragraph then you have to apply such strategies to your won weblog.
quest bars https://www.iherb.com/search?kw=quest%20bars quest bars
Spot on with this write-up, I seriously think this website needs far
more attention. I’ll probably be returning to read through more, thanks for the info!
scoliosis surgery https://coub.com/stories/962966-scoliosis-surgery scoliosis surgery