Preços em alta demanda demandam que pais e famílias busquem em detalhes as informações para um planejamento mais cuidadoso e realista dos custos na educação.

Já é sabido que, para garantir uma boa estrutura de educação aos filhos, é alto o valor do investimento. Agora, em tempos de inflação e alta nos preços, os valores tornam-se ainda mais expressivos, o que exige dos pais e famílias a necessidade de buscar o máximo possível de informações para planejar, de maneira cuidadosa e realista, os gastos educacionais.

Atualmente, os gastos relacionados a educação do ensino infantil ao ensino médio, somente com transporte, material escolar e uniforme o valor investido supera os R﹩ 250 mil para uma criança, de acordo com a calculadora da educação desenvolvida pela startup SchoolAdvisor. Os gastos envolvem mais de R﹩ 182 mil em transporte, com uma média de R﹩ 450 mensais; mais de R﹩ 16 mil em uniforme, sendo R﹩ 500 em média por ano; e cerca de R﹩ 51.500 com material escolar, com um gasto semestral médio que varia de R﹩ 350 a R﹩ 850.

Em outras simulações, ao incluir serviços adicionais como curso de idiomas o investimento com ensino soma, aproximadamente, R﹩ 439 mil antes mesmo de se alcançar o ensino superior. “Ter essa ideia de custos é fundamental para que a família consiga planejar minuciosamente suas finanças, principalmente em tempos de inflação crescente e de instabilidade econômica, o que torna ainda mais desafiador encaixar esses gastos com a educação”, destaca Fernanda Tavolaro, CMO (Chief Marketing Officer) e uma das criadoras da SchoolAdvisor.

De fato, muitos pais já estão se adaptando a essa realidade, reavaliando os gastos com cursos extras e analisando se vale a pena contratá-los dentro na mensalidade das escolas ou à parte. Segundo levantamento da startup, 67% das famílias só puderam visualizar com clareza o montante que gastariam com educação depois de realizarem a simulação, e 48% já estão pensando em mudanças, como a contratação de cursos inclusos nas mensalidades.

“Para escolher uma escola que caiba no orçamento, é essencial que os pais olhem para além do valor da mensalidade. Transporte, material, alimentação, excursões e até festas de aniversário precisam fazer parte dos planos da família para garantir a estabilidade financeira e tranquilidade na educação dos filhos. Com acesso às informações detalhadas, as famílias tornam mais conscientes suas escolhas”, ressalta Fernanda.

| Leia também: “Planejamento para investimentos em educação nos municípios” | Por Elianay S. Monte Carmelo

About the Author

Eduardo Siqueira

Um jornalista que ama Educação. Minhas experiências me fizeram imergir no universo da Educação, sentindo todo o seu poder transformador e percebendo o quanto ela ainda precisa de apoio. Aqui, busco fazer minha parte e ajudar as pessoas a compreendê-la nem que seja um cadinho.

View All Articles