No Dia da Mulher, apontamos algumas sugestões de atividades que podem ser apresentadas às crianças para elas compreenderem melhor a data.

Ano após ano, o significado e a importância do Dia Internacional da Mulher vão se modificando e ganhando novas camadas. Dos aspectos mais protocolares às reflexões mais profundas, a data tem atualmente um sentido muito mais amplo que a simples celebração das virtudes femininas. Mas como trabalhar esse assunto tão complexo com as crianças mais novas?

Para a assessora pedagógica do Sistema Positivo de Ensino, Tatiane Sprada, é fundamental estabelecer, desde cedo, um diálogo sobre o papel da mulher na sociedade contemporânea. “Essa é uma oportunidade para que os familiares e professores possam enaltecer figuras femininas que fizeram e continuam fazendo história no mundo, mas não podemos esquecer que esse também é o momento de mostrar mulheres inspiradoras que estão próximas às crianças”, afirma. A especialista destaca, ainda, que não é preciso abordar essa temática apenas no Dia Internacional da Mulher. O ideal, segundo ela, seria transformar essas ações em atividades contínuas de valorização da mulher.

Mães, irmãs, avós

Uma das muitas maneiras de trabalhar ludicamente a relevância da mulher é trazer a conversa para exemplos próximos dos pequenos. Todos eles convivem com suas mães, tias, avós, irmãs, professoras. Por isso, uma das atividades possíveis é incentivá-los a falar sobre essas mulheres. O que elas fazem no dia a dia? Com que trabalham? Qual a importância que têm para o cotidiano dessas crianças? O adulto pode fazer perguntas como essas e deixar que os pequenos se expressem livremente, relatando seu relacionamento com as mulheres que os cercam todos os dias.

No entanto, a sociedade contemporânea tem uma grande diversidade na composição dos núcleos familiares. Por isso, é muito importante respeitar e acolher todas as crianças. “Principalmente em sala de aula, onde há maior diversidade, é necessário ter um cuidado para que as crianças respeitem a fala dos colegas – e mais importante ainda é acolher os que apontarem um homem em vez de uma mulher ocupando este lugar de referência”, destaca Tatiane.

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Retratos afetivos

Um passo adiante nessa mesma atividade é, por exemplo, pedir que as crianças desenhem as mulheres com quem convivem. Enquanto elas utilizam lápis-de-cor, canetinhas e gizes-de-cera, o adulto deve estimular a reflexão sobre o papel que elas desempenham em casa, no trabalho, no grupo social. Quem são os amigos ou amigas delas? O que elas gostam de comer? Que tipo de música gostam de ouvir? Todos esses detalhes contribuem para que as crianças desenvolvam a compreensão de que essas mulheres são seres humanos completos e complexos, com seus próprios medos, vontades e objetivos.

Uma vez mais, é fundamental reconhecer e validar as experiências dos pequenos, conversando sobre os muitos formatos de família existentes. “O olhar atento e a escuta ativa do adulto são fundamentais para que o trabalho desta temática também respeite as crianças que não se sentirem à vontade em compartilhar seus sentimentos e pensamentos”, diz a especialista.

Me conta uma história

Muitas escolas de Educação Infantil têm como costume separar um momento do dia ou da semana para a contação de histórias. As crianças adoram e interagem com os enredos e as personagens, fazendo com que cada história se torne única naquele contexto. A ideia, então, é levar para a criança histórias reais de mulheres incríveis. Já existem, atualmente, coletâneas com essa característica especialmente pensadas para crianças. O adulto pode buscar essas coletâneas e contar as histórias, sempre incluindo a opinião dos pequenos na narrativa.

Depois, desenhos, músicas e outras representações artísticas daquilo que eles ouviram sempre são uma boa pedida. Peça para que eles reproduzam suas personagens ou histórias preferidas. Outra ideia é incluir toda a família nesse processo e pedir para que os pequenos contem aos parentes as histórias que ouviram e, juntos, desenvolvam um trabalho manual, como um desenho ou um cartaz, contando essas histórias.

Senhoras e senhores

Por fim, uma ideia mais ampla para trabalhar o Dia da Mulher é montar com as crianças uma peça de teatro narrando a vida de mulheres incríveis. Aqui, pode ser selecionada uma das histórias trabalhadas na atividade da contação de história. Cada um deles desempenha um papel da narrativa e os pais e responsáveis são a plateia.

 

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Eduardo Siqueira

Um jornalista que ama Educação. Minhas experiências me fizeram imergir no universo da Educação, sentindo todo o seu poder transformador e percebendo o quanto ela ainda precisa de apoio. Aqui, busco fazer minha parte e ajudar as pessoas a compreendê-la nem que seja um cadinho.

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