A professora Martinha Clarete Dutra dos Santos, diretora de Políticas de Educação Especial do Ministério da Educação (MEC), está em Fortaleza nesta segunda-feira, dia 8, para audiência pública às 14 horas, na Câmara Municipal, sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

Na ocasião será discutido o decreto n° 6.571, de 17 de setembro de 2008, em que  a União se compromete a prestar apoio técnico e financeiro aos sistemas públicos de ensino dos Estados, Distrito Federal e dos Municípios, com a finalidade de ampliar a oferta de atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, matriculados na rede pública de ensino.

O decreto prevê, dentre outras questões, que o atendimento educacional especializado integre a proposta pedagógica das escolas, envolvendo a participação da família em articulação com as demais políticas públicas para a área.

Martinha Clarete, que é deficiente visual, conhece as conquistas, limites e desafios da educação inclusiva no Brasil e traz à cidade um debate avançado e atualizado sobre esta área no País e no mundo.  

Fonte: Clóvis Holanda

Mais informações: 8829 8222

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles