Educação

Como as crianças brasileiras brincam?

656 4

Para criancasbrincandodescobrir como as crianças brasileiras estão brincando, a Folhinha, caderno infantil da Folha de S.Paulo, criou o Mapa do Brincar, concurso que analisará e selecionará brincadeiras indicadas pelas próprias crianças.

O concurso que foi iniciado em maio receberá indicações de brincadeiras até 3 de julho. O resultado será divulgado em outubro. Podem participar crianças até 12 anos, mas não serão aceitas inscrições cujos textos tenham sido produzidos por pais/responsáveis, ou seja, a própria criança tem de preencher a ficha de inscrição.

Os participantes cujas brincadeiras forem selecionadas terão o nome e a brincadeira divulgados na edição de 3 de outubro da Folhinha. Para participar é necessário enviar a descrição da brincadeira por correio (Al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP), por e-mail (mapadobrincar@uol.com.br) ou pelo blog da Folhinha (http:///www.blogdafolhinha.folha.blog.uol.com.br).

Também podem enviar fotos, áudios e vídeos das brincadeiras. Após as inscrições, os trabalhos vão passar pela análise das “mestres em brincadeiras” Renata Meirelles e Adriana Friedmann e pela equipe da Folhinha.

Recomendado para você

4 Comentários

  • Ricardo disse:

    Boa iniciativa,
    Mas infelizmente o que veremos no resultado final, não será muito bom, pois infelizmente as crianças de hoje naõ brincam mais como no nosso tempo, tenho 29 anos, e brincava de soltar raia, bila, bola, correr, subir em árvore, ou seja tudo normal para uma criança. Hoje o que vemos são crianças “presas” em suas próprias casas, cercadas por muros altos, grades, cercas eletricas etc, não tenho mais a oportunidade de conhecer o mundo, de praticar exercícios. Ficam sentadas em frente a televisão, computador, video game, tornando-se no futuro, muito propensas as doenças tidas como de adultos, tipo: obesidade, problemas cardiacos, diabetes etc. Seria bom se nossas crianças voltassem a brincar como brincavamos antigamente.
    Mas também não posso deixar de adimitir que nós mesmos, os pais, somos responsaveis por isso, pois na grande maioria dos casos preferimos que nossos filhos brinquem em casa, nos computadores, sob “nossas asas” do que ir para a rua e correr os riscos nós não corriamos quando eramos crianças, haja vista que a violência cresce a cada dia que passa.
    Finalizo aqui este comentário, pois se continuar, poderia até escrever um livro, pois o assuntos faz um “link” ao outro e assim não terminaria mais.

    Um abraço à todos.

    Ricardo Gadelha

  • sonia disse:

    preciso fazer uma pesquisa para escola,saber as brincadeiras das crianças dos estados de Pará,Minas Gerasi,Santa Catarina, Bahia, Amazonas.desde ja agradeço e mto Obrigada.

  • sonia disse:

    preciso fazer uma pesquisa para escola,saber as brincadeiras das crianças dos estados de Pará,Minas Gerais,Santa Catarina, Bahia, Amazonas.desde ja agradeço e mto Obrigada.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *