Uma das maiores referências em História Oral, o pesquisador italiano Alessandro Portelli, faz conferência amanhã, dia 14, às 19h, na Concha Acústica da UFC, sobre “História Oral e Poder”, dentro da programação do XXV do Simpósio Nacional de História.

O conferencista  nasceu em Roma, ensina Literatura Americana na Faculdade de Ciências Humanas da Università  la Sapienza. É membro do Conselho  do Instituto Romano pela História da Itália do Fascismo à Resistência e uma das maiores referências em História Oral, ao lado do inglês Paul Thompson, da Universidade de Essex. Contribui para o estudo e a difusão da cultura americana na Europa.

 Também nessa terça-feira, três mesas simultâneas abrem os Diálogos Contemporâneos discutindo temas com a participação aberta do público: “Marcas da Memória: História da Anistia do Brasil”; “Estudos de gênero, ética e história: avanços e dificuldades”; “Patrimônio, Memória, História: Ética e Política no século XXI”.

No período da tarde, pesquisadores de todo o País apresentam trabalhos em 85 Simpósios Temáticos. 

Fonte: Ana Rita Fonteles  anaritafonteles@uol.com.br

nicolauA palestra de abertura do evento ontem com o professor Manoel Salgado foi magnífica! O tema do Simpósio, História e Ética, não poderia ser mais oportuno, em tempos de século XXI. A Ética permeia todas as esferas, sejam elas públicas ou privadas. E, a partir de História, podemos perceber e refletir nossas atitudes e contradições, aplicando a Ética ou não!

Vale à pena conferir a programação. Muitas conferências, feira de livros, gente inteligente e um tema que merece toda a nossa atenção.

raquel1E ainda vai ter a historiadora Raquel Soihet e o também historiador Nicolau Sevcenko. Ele estuda vários temas dos anos 20, principalmente a cena cultural. Ela estuda a questão dos gêneros, a relação que se deve ter consigo mesma e com os outros, a trajetória das mulheres que se tornaram autônomas e sujeitas de suas próprias histórias.

Já deu pra ver que eu sou fã deles e não vou perder as conferências, né? Nos encontramos por lá.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles