Quantas crianças ainda podem passar um bom tempo de barriga para cima, olhando as estrelas e imaginando um monte de coisa que deve acontecer lá longe? Nada melhor do que isso para criar histórias fantásticas, repletas de seres, bichos, plantas, planetas, estrelas e crianças.

Pois parece que o violeiro Paulo Freire gastou muitas horas treinando a imaginação com os olhos virados para o céu. Ele escreveu dez histórias de meninos e estrelas e nos presenteou com a estrela dos monstros, o cavalo nadador, o porco, a joaninha e a estrela do desejo e tantas outras histórias e personagens estrelados.

Um monstro assustador que espalha seu berro – Uuóóóóiuuuuuuuuóóóó – pelos céus, um planeta chamado Piriri Pororó Pururu, uma estrela de quinze pontas, pássaros que piam “koréko! koréko!”, uma égua chamada Estrela que adora nadar, um gavião grandão que gosta de comer cachorro, uma reunião de crianças que olham para o céu…

cia_letras_ceuEm dez histórias criativas Paulo Freire brinca com o imaginário das crianças, explorando a ideia e as muitas fantasias sobre o céu, os planetas e as estrelas, corpos celestes tão encantadores e misteriosos.

Essa é minha dica de leitura para você e toda a sua família. Reúna seus filhos, sobrinhos, irmãos e amigos ao redor da Lua e descubram juntos o prazer da companhia, da leitura e da amizade. Desvendem o Céu de todas as crianças!

Ah, e ainda tem as ilustrações da Adriana Alves que são lindas! A que eu mais gostei foi a do cavalo nadador!”Estrela.” Esse era o nome daquele cavalo.

Tagged in:

,

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles