Estudo feito pela ONG Criança Segura,  revelou que 55% dos acidentes que envolvem os pequenos ocorrem em casa e, geralmente, com um adulto por perto. As quedas são o tipo mais recorrente, em uma lista que inclui afogamentos, queimaduras e intoxicações.

Outra pesquisa realizada pelo Sinitox (Sistema Nacional de Informações Toxico-Farmacológicas), da Fundação Oswaldo Cruz, mostrou que 24% dos casos de intoxicação em 2007 atingiram crianças com menos de cinco anos. Produtos químicos, como ceras, inseticidas e animais peçonhentos, como os escorpiões, representam ameaças para as crianças.

como-prevenir-acidentes-caseiros-com-as-criancasPara prevenir os acidentes é preciso afastar o perigo das crianças e conversar, orientando e educando. “Evitar que a criança entre ali [cozinha] reduz em 80% os acidentes, porque na cozinha podem ocorrer queimadura, intoxicação e quedas”, diz Alessandra Françoia, coordenadora nacional da ONG Criança Segura.

Outra medida importante para prevenir quedas é proteger as janelas dos apartamentos. “Deve-se sempre colocar tela: na sala, na cozinha, na área de serviço. E isso vale para crianças de qualquer idade”, diz.

Em casos de queda, se tiver vômito, palidez, choro diferente, desmaio ou afundamento no local da batida, a criança deve ser levada ao hospital. Queimaduras devem ser lavadas em água corrente por cinco a dez minutos. Quando houver intoxicação, o indicado é ligar para um centro de assistência toxicológica para receber orientação.

Criança deve ter um cuidado todo especial. Vamos ficar atentos e zelar pela saúde e bem-estar de nossos pequenos.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles