O levantamento vai analisar, sobretudo, o acervo e a infraestrutura das bibliotecas municipais. Foto: José Cruz/Agência Brasil

O levantamento vai analisar, sobretudo, o acervo e a infraestrutura das bibliotecas municipais. Foto: José Cruz/Agência Brasil

Qual a situação das bibliotecas públicas brasileiras? Como estão seus acervos? Quais são suas maiores deficiências? Essas são apenas algumas perguntas que a Fundação Getúlio Vargas (FGV) pretende responder, após a divulgação de um levantamento que começou a ser feito nesta terça-feira (8) envolvendo bibliotecas municipais de todo o País.

A iniciativa faz parte do parte do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura. A expectativa é de que a ação possa contribuir para o aperfeiçoamento da base de dados do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, além de auxiliar o Ministério com informações necessárias ao planejamento, ao acompanhamento e à otimização dos investimentos na área de livro e leitura.

A FGV vai analisar o acervo, os recursos humanos, as condições físicas, a infraestrutura, os equipamentos e a formação de pessoal, além de fazer um registro fotográfico das bibliotecas. Os resultados do levantamento devem ser divulgados em dezembro deste ano.

Em Fortaleza, as bibliotecas públicas são escassas e não atendem uma demanda de uma população de 2,5 milhões de habitantes. Além das bibliotecas de escolas e de instituições ligadas à área de educação, cultura e história, restam duas referências: a biblioteca pública governador Menezes Pimentel, mantida pelo Governo do Estado, e a biblioteca Dolor Barreira, sob o zelo da Prefeitura de Fortaleza.

No Interior do Estado, com exceção de municípios como Sobral e Juazeiro do Norte, a população só podem usufruir, no máximo, um espaço público para consulta e aluguel de livros.

Esperamos que esse levantamento possa trazer resultados e que o Governo Federal,   que almeja zerar o número de municípios brasileiros sem biblioteca pública municipal, possa, de fato, cumprir com sua missão. As prefeituras e o Governo do Estado também podem e devem ajudar.

SERVIÇO

> Biblioteca Dolor Barreira

Endereço: Av. da Universidade, 2572 – Benfica

Tel: (85) 3105.1299

E-mail: bibliotecadolor@yahoo.com.br

> Biblioteca pública governador Menezes Pimentel

Endereço: Av. Presidente Castelo Branco, 255 – Centro (ao lado do Centro Dragão do Mar)

Tel: (85) 3101.2546

E-mail: bpublica@secult.ce.gov.br

.

.

Bruno Anderson Balacó – brunobalaco@opovo.com.br

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles