A taxa de mortalidade infantil no mundo caiu em 28% no ano passado, embora ainda seja preocupante o fato de que mais de oito milhões de crianças ainda morram anualmente, disse a diretora executiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Ann Veneman.

Segundo números da agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) para a proteção da infância, em 2008 houve 65 mortes de menores de cinco anos por cada mil nascimentos, frente às 68 registradas em 2007 e as 90 de 1990.

Em números absolutos, os falecimentos entre a população infantil caíram de 12,5 milhões em 1990 e 9,2 milhões em 2007 para 8,8 milhões no ano passado. “Na comparação com 1990, quase dez mil crianças a menos morrem por dia no mundo”, ressaltou Veneman em comunicado, ao lembrar que é inaceitável que 8,8 milhões de crianças faleçam antes de seu quinto aniversário”. criancas1

A responsável pelo Unicef destacou que desde 1990, ano tomado com base para medir o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), a mortalidade infantil caiu constantemente e em uma proporção cada vez maior.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles