Educação

Meta coletiva: educação como prioridade!

198 3

Segundo o Novo Dicionário da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, Educação é: ” (…) processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual ou moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social”. diversityEsse processo começa com a família, quando os pais ensinam a seus filhos o que julgam ser certo, como devem se comportar, a respeitar as outras pessoas. Ou seja, é o início da formação da criança, que aos poucos vai sendo preparada para a vida individual e em sociedade.

Num segundo momento, entra em cena a escola. Tem início a etapa da instrução formal, onde ela vai adquirir conhecimentos referentes a áreas do saber específicas: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, entre outras.

Mas o papel da escola na formação do indivíduo não fica restrito a esse tipo de informação. De certa forma, a escola vai dar continuidade ao processo que foi iniciado pela família, educando a criança e o adolescente também para a vida, através da disciplina, das responsabilidades, do estímulo ao exercício da cidadania.

educacao021E lembremos: a boa educação é a base de uma nação consciente de seus direitos e deveres, que é capaz de construir o melhor para si e seu país, contribuindo para uma sociedade mais justa e com alta qualidade de vida.

Por isso, nesse final de ano, não vamos lembrar apenas das ceias e das roupas novas, vamos lembrar que todos nós temos a obrigação de juntos, construirmos um mundo melhor: mais humano, mais ético, mais prudente, MAIS EDUCADO!

Que tal fazermos desse compromisso uma meta coletiva para 2010, 2011, 2012…

Recomendado para você

3 Comentários

  • Isabelle Rocha disse:

    Educação é um conceito tão complexo,né?
    Concordo plenamente quando você cita que é um “processo começa com a família”,pois é o que sempre coloco em pauta quando tenho uma aproximação com os pais de alunos.O quanto torna-se necessário e essencial a reciprocidade entre a Família e a Escola.
    Costumo sempre escrever ou falar: Façamos a nossa parte!
    Sabe,Valeska,sou professora, e acredito que, se cada pai,mãe professor(a)ou profissional de diversas áreas exercerem o seu papel de forma consciente e com amor,com certeza seremos um povo e um país mais EDUCADO E SOLIDÁRIO.
    Parabéns pelo post e agradeço as suas palavras no comentário do post “Fica conosco,Senhor!”.
    Um grande e carinhoso abraço.

  • Detesto hipocrisia disse:

    Muito bem! Educação como prioridade. Mas… será que vocês esqueceram de avisar ao secretário adjunto da SEDUC, Sr. Maurício Holanda? Perguntem ao mesmo pro que ele detesta professor…..

  • darceli roberto peske f disse:

    muito bem educação é a nossa unica prioridade.
    mas prioridade para quem? representados ou representantes?
    este problema deveria ser resolvido com o voto, mas, qual é mesmo o motivo do voto? a rasão da transferencia do nosso poder?
    se for a mentirossa promessa de campanha?
    se o motivo do voto “IREVOGAVEL” não tem menhum valor legal, adianta esolher a melhor proposta “mentirosa”?
    caso o Eleito tivece a intenção de cumprir o motivo do voto, mas o partido pode expulsalo adinta escolher o suposto honesto?

    democracia é sagrada, eles são humanos contratdos pela maioria.
    democraia é sagrada politica é apenas uma ferramenta para exerce-la

    eu voto em branco (botão legalmente instalado) uma das opções Democratica, que é obvio que não será computado Art77§2 eu sou lixo elitoral.
    mas se voce for só uma camizinha da promisquidade politca.

    trocar a mosacas não muda as feses
    escolher corruotos não é democratico.
    escolher que tera que pagar mensalão não é Democratico!
    escolher o menos pior é trição.
    ou voce vota em alguem que vai te representar ou não importa que ira “SE” represntar.
    na democracia não se protesta, se vota, dando apoio e legitimidade a esta forma de exercela ou se fala a verdade, inutil mas verdade
    eu não quero ser reprsentado por eles
    minhas prioridades são outras

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *