campanha_lei_antifumo_governo_de_sao-paulo1Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 700 milhões de crianças estão expostas ao tabagismo passivo.

Pensando nisso, o pneumologista e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) decidiu encontrar uma forma de atingir o público infanto-juvenil. Adaptou, histórias que conta às filhas, ao tema, montou uma página na internet (www.pulmaosa.com.br) e elaborou projetos educacionais.

O projeto chamado de Pulmão S.A. Sua Atmosfera: Sua vida, tem o objetivo de fornecer informações e atingir o governo, as empresas e as escolas, para fortalecer a rede de proteção às crianças e reforçar os benefícios de não se fumar.

O projeto e uma de suas histórias estão entre os três concorrentes ao The Chest Foundation Humanitarian Awards, prêmio promovido pelo American College of Chest Physitians, sociedade médica presente em aproximadamente 100 países.

Fonte: O Estado de São Paulo (SP); Jornal da Tarde (SP)

Gente, eu achei essa ideia maravilhosa. Quem não é fumante sofre com o fumo passivo, aquele jogado diretamente no seu rosto sem dó nem piedade. Mesmo com a lei anti fumo em lugares fechados, observamos que o descumprimento da mesma é enorme e, não adianta questionar o estabelecimento ou ir falar com o fumante: o errado sempre é aquele que não fuma!

Ontem mesmo eu estava em um estabelecimento aqui em Fortaleza e, bem na hora do almoço, duas moças soltavam baforadas bem em cima da minha comida. Educadamente perguntei ao gerente sobre a vigência da lei ali e ele disse que nem sabia de nada. Um das moças ouviu e disse que aquele não era um lugar totalmente fechado e que ela tinha todo direito de fumar!

Bem, pra não ser mais indelicada e acabar doente, pedi que meu pedido fosse refeito e colocado na embalagem para viagem.

Imagine toda aquela nicotina no organismo em formação de uma criança…

Hoje enviei cópias para o estabelecimento sobre a lei e sugeri que fosse cumprida. Já sobre a falta de educação alheia, essa eu ainda estou procurando uma maneira de lidar melhor em 2010.

Tagged in:

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles