Em muitas capitais brasileiras a semana pedagógica começa amanhã. Pensando nisso, busquei alguns filmes para você que é educador ou coordenador pedagógico, aproveitar esse finalzinho de recesso e, quem sabe, sugerir no seu plano de aula essa ferramenta tão legal, sedutora e educativa!

cinema2

O Leitor, Stephen Daldry, drama, 123 min.

É um filme que tem como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial. No entanto, longe das tragédias provocadas pelo confronto, a história mostra um romance entre um adolescente de  quinze anos, vivido por Ralph Fiennes na vida adulta  e uma ex-guarda do campo de concentração, interpretada por  Kate Winslet. A passagem de tempo mostra os inúmeros encontros dos dois, sempre pontuados pela leitura de livros clássicos. 

Persépolis, Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi, 95 min.

A história é baseada na  vida da autora das histórias em quadrinhos homônimas, Marjane Strapi. Uma garota iraniana que cresce em meio à Revolução Islâmica. Quando criança, sonha em ser uma profetisa e salvar o mundo. Seu jeito rebelde e revolucionário faz com que seus pais decidam mandá-la para a Áustria, onde passará sua adolescência e viverá outros conflitos internos. Mais tarde, retorna ao Irã e, percebendo que não mais se encaixa nos padrões da terra natal, resolve mudar-se para a França.O filme foi o vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes em 2007 e indicado para o Oscar de Melhor Filme de Animação em 2008.

Adoniran Barbosa, Fernando Faro, 60 min.

João Rubinato. Nome verdadeiro? Adoniran Barbosa. Esse é um dos melhores registros em vídeo da genialidade desse compositor-símbolo da cidade de São Paulo, ídolo brasileiro,  interpretando todos os seus clássicos. Adoniran está para o samba como Luiz Gonzaga para o baião e Pixinguinha para o choro. Ótima dica para se trabalhar a música em sala de aula, aliada a uma boa leitura dramatizada sobre o personagem e uma sugestão de escrita sobre suas letras e a história que as mesmas contavam. Olha só quanta interdisciplinaridade!

O Maior Amor do Mundo, Cacá Diegues, 106 min.

Essa dica vai para os educadores de física. Conta a história de Antônio, 55 anos, um famoso astrofísico brasileiro, professor de uma universidade americana. Quando recebe a notícia de que tem uma doença grave, volta ao Brasil e embarca em uma surpreendente história de amor.O filme tem elenco de primeira (José Wilker, Taís Araújo, Sérgio Britto, Marco Ricca e Deborah Evelyn, entre outros) e trilha sonora de Chico Buarque de Holanda. E quem não é da área, vale por conhecer um brasileiro ilustre e sua tragetória intelectual e humanística mundo a fora.

Tagged in:

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles