musicaAté 1972, música, teatro e artes plásticas faziam parte das disciplinas obrigatórias. No entanto, foram substituídas pela educação artística, o que, segundo os críticos, ”acabou com o ensino da arte”, já que muitos professores designados para ministrar a disciplina não tinham formação específica em nenhum tipo de arte.

Em agosto de 2008, o presidente Lula sancionou a Lei 11.769, que determina a volta do ensino de música para os alunos dos ensinos fundamental e médio. O prazo para adaptação das escolas é de três anos.

Para a professora de música na Universidade Estadual de Londrina (UEL), Magali Kleber, a arte é um instrumento poderoso na educação, por isso é necessário incluí-la no sistema educacional como forma de garantir o acesso dos brasileiros. O assunto requer investimento, vontade política e a união da área.

Fonte: Folha de Londrina (PR)

Tagged in:

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles