o-enem-2010-sera-obrigatorio-para-os-alunos-da-rede-publicaEstão em fase de conclusão as discussões sobre o aproveitamento do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no Vestibular da Universidade Federal do Ceará.

Desde abril do ano passado, logo em seguida ao anúncio do Ministério da Educação (MEC) sobre a utilização da nota do ENEM como critério de ingresso nas instituições federais, a UFC vem realizando reuniões, com diversos interessados, para definir a melhor maneira de adotar o Exame em seu vestibular.

Hoje (1°), o Reitor Jesualdo Farias promove mais uma reunião sobre o tema com a Administração Superior e Acadêmica da Instituição.

A UFC vem realizando, de forma contínua, discussões com diretores de centros, faculdades, institutos e campi do Interior sobre a adoção do ENEM no vestibular.

A Universidade também já participou de audiência pública sobre o assunto na Assembleia Legislativa, de debate promovido pela Associação dos Docentes da UFC (ADUFC) e com seus estudantes e o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE).

A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) concordaram na mudança de perfil do ENEM como forma de ingresso no Ensino Superior.

Segundo dados do MEC, 38 universidades e 31 institutos federais já utilizam o resultado do ENEM como forma de ingresso de novos alunos. A UFC decidiu não adotar o ENEM no Vestibular 2010, o mais recente aplicado pela Universidade, para debater por mais tempo o assunto.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – (fone: 85 3366 7331 / 3366 7330)

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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