Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE) mostram que em 2009, 220 mil crianças enfrentaram o divórcio dos pais. 

Segundo o psicólogo da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Bernardo Jablonski, a reação com a separação dos pais varia conforme a idade.

filho_pais_separadosCrianças com até cinco anos podem apresentar regressão, algumas voltam a urinar na cama e têm dificuldades para dormir. Dos cinco aos oito anos, demonstram tristeza. Entre oito e doze anos, reagem com raiva, ansiedade e solidão. Os adolescentes têm depressão, raiva, rebeldia e culpa.

O desempenho escolar e o relacionamento com os colegas também pode ser afetado em qualquer idade. Segundo pesquisa do psicólogo, 71% dos filhos de pais separados afirmam que vão lutar muito para manter o mesmo casamento até o fim da vida e evitar uma separação.

Fonte: O Dia (RJ)

Tagged in:

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles