Educação

Cuidar da infância é essencial

485 1

criancas_mundoPara os psicólogos, as crianças estão tendo contato cada vez mais cedo com situações do universo adulto. De acordo com eles, elas absorvem o que veem, ouvem ou leem e têm a curiosidade ainda mais aguçada quando o assunto é proibido.

A psicóloga Giseli Veiga diz que a influência sobre a população infantil é fatal, como o é para jovens e adultos. A diferença é que a criança ainda não tem discernimento para saber o que é certo e o que é errado, podendo reproduzir mais facilmente o indesejável.

Segundo a especialista, na fase infantil, a imitação é quase automática, natural. Na adolescência, ela também é comum, mas o adolescente escolhe o que tem a ver com a busca de uma identidade. “O adolescente quer se inserir num grupo. Surgem as tribos e ele copia algo que acredita”, afirma.

Fonte: O Liberal (PA)

Um exemplo claro disso são as atuações das crianças em novelas e programas televisivos.Por mais que se discuta o assunto, ele só vêm a tona quando aparece alguma “novidade” no ar. É o caso da atriz que interpreta a menina Rafafella na novela Viver a Vida, a Clara Castanho

Outro dia ela falava a seguinte frase: “(…)você de ve estar adorando que eu estou voltando pra Búzios. Mas se chamar minha mãe de volta para trabalhar com você, eu conto para seu marido sua traição com o moço bonito, o Bruno. Experimenta me desobedecer…”.

Por mais que ela seja uma criança precoce, esse vocabulário não é o dela. E por mais que seja uma personagem, acaba reproduzindo comportamentos, ações e palavras de adultos. Não é o universo dela. Será que ela sabe o que é traição?

No caso dos adolescentes, é mais fácil entender o comportamento porque se quer ser aceito. Os problemas existenciais começam a aparecer e a vida é vista ou como o últmo dia ou como uma eternidade.

Portanto, vamos cuidar para que as crianças não reproduzam o universo adulto. Mas que elas possam viver sua fase, com seus encamtamentos e purezas. Crianças chatas, mal educadas e sem princípios como a presonagem da novela tá cheio por aí! Mas de quem será a culpa?

Recomendado para você

1 comentário

  • Isabelle Rocha disse:

    Olá,Valeska!
    Estou de acordo com a sua citação.Verdadeiramente está cheio de crianças como essa personagem Rafaella.Além disso,não tenho contato com o mundo de telenovelas,mas os comentários da população sobre essa jovem, são diversos e assustadores.Infelizmente há crianças com comportamentos arrogantes e grosseiros,pois,não possuem a ingenuidade, a alegria de ser criança,apesar de ser uma fase de ouro e de desenvolvimento afetivo e social.
    O psiquiatra Antônio Mourão em um determinado programa de debate, citou o seguinte questionamento sobre a personagem acima:”Se a novela tem a programação somente para pessoas a partir dos 12 anos,por que uma garota de 9 anos estava atuando no horário nobre?”
    Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA),no “Art. 76. As emissoras de rádio e televisão somente exibirão, no horário recomendado para o público infanto juvenil, programas com finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas”.No entanto, há crianças que chegam na escola comentando sobre os fatos da novela em horário nobre ou de programas manipulativos.
    Um grande beijo.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *