Educação

Falando sobre sexualidade com jovens e crianças

638 4

sexualidade5A diretora executiva da Childhood Brasil, Ana Maria Drummond, lembra, em artigo, que a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar de 2009 mostra que 22% dos adolescentes iniciam a atividade sexual aos 15 anos de idade e que não utilizam preservativos ou o fazem de modo inadequado.

Dessa forma, as consequências podem chegar à gravidez precoce, à contração de uma DST ou de aids e, na maioria das vezes, à evasão escolar.

Para ela, todo jovem tem direito a uma sexualidade segura. “Nos dias de hoje contamos com diversas publicações que tratam da sexualidade de forma adequada e falar de sexo com nossos filhos não significa que os estamos incentivando a ter relações precocemente, mas, sim, possibilitando que aumentem suas chances de um desenvolvimento sexual saudável e feliz.

Esse diálogo deve ser feito em casa e continuado na escola de forma programática”, sustenta.

Fonte: Jornal da Tarde (SP)

Para ler o artigo na íntegra: www.Childhoodbrasil.org.br

 

Recomendado para você

4 Comentários

  • Franzé disse:

    Tenho uma filha de 4 meses bebês já são capazes de observar e registrar a expressão afetiva dos pais. Mais tarde eles farão perguntas, as quais devem ser respondidas com naturalidade e dentro da capacidade de compreensão da criança… E o que não podemos tmbm é tratar o tema como algo vergonhoso, feio ou sujo. Muitos pais escondem tanto dos filhos o tema da sexualidade que os filhos crescem com a idéia que é algo tão sujo e pecaminoso que falar no assunto já é por si errado. Não tenha medo de falar do que Deus não teve vergonha de criar.

  • Elvirlene de Jesus Araujo disse:

    Minha escola quer iniciar um projeto sobre sexualidade, mas não sabemos ainda como desenvolver esse trabalho pois a faixa etária dos nossos alunos vai de 4 a 12 anos. Será que você pode me dar algumas sugestões? Obrigada!

    • Valeska Andrade disse:

      Olá Elvirlene. Pesquisando, encontrei alguns planos de aula e sugestões para essa faixa etária na revista Nova Escola. Você pode acessar o site http://www.novaescola.com.br e buscar planos de aula. Coloque o assunto desejado que abrirá um leque de sugestões para você. Tem um projeto do Rio Grande do Sul que é bem legal, interdisciplinar e que trabalha o teatro na família para falar do assunto não somente com os pequenos mas, com toda a família. Boa sorte!Abraço

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *