teatro_mascarasA  adolescência é o momento de começar a ter contato com o mundo, com as diferenças, com os sentimentos e com as incertezas que esse novo momento pode trazer. Para alguns, é apenas o o momento de sentir e se expressar de verdade.

E, segundo a educadora cênica Flávia Nunes, o teatro pode ser uma importante ferramenta nesse processo, pois abre um mundo de possibilidades na mente das crianças e adolescentes,  além de trabalhar com a criatividade,  faz com que os jovens descubram novas realidades por meio da arte.

Ela explica que a atividade ajuda na transição da infância para a adolescência, pois contribui para trabalhar o lado físico e intelectual e a socialização desses meninos e meninas com uma rede de contatos que começa a se formar com maior intensidade.

Segundo ela, com o teatro, eles também passam a ter mais interesse pela leitura que, além de informativa, passará também a ter uma função dramática.

Por isso, as escolas devem desenvolver não apenas projetos intredisciplinares com o teatro, mas incentivar a prática como uma ferramenta eficiente para se trabalhar os diversos conteúdos, tanto os curriculares quanto os emocionais. Sim, porque se as crianças e adolescentes leem mais, terão consequentemente mais desenvoltura nas falas e nos posicionamentos escritos, além de aprenderem muito sobre essa secular arte.

Fonte:  Correio da Paraíba (PB)

Tagged in:

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles