Educação

Festas e Brincadeiras em Limoeiro do Norte

309 7

Limoeiro do Norte, localizado a 198 Km de Fortaleza, vivencia o V Encontro dos Messtres do Mundo. Com o tema Folias e Brincadeiras, a cidade se enche de magia e alegria até hoje, tudo para celebrar a Cultura Popular, as danças, as cantigas, o artesanato e todo o patrimônio material e imaterial desse Brasil maravilhoso. 

Banda de Pífanos\ Crato\CE - Roda de Mestres

Banda de Pífanos\ Crato\CE - Roda de Mestres

Desde quarta-feira, a programação traz pelas manhãs às Rodas de Mest res, onde a troca de experiências sobre os diferentes saberes e fazeres são divididos em cinco categorias: Mãos, Corpo, Sagrado, Som e Oralidade. A tarde acontecem os Relatos de Experiência, onde são apresentadas as vivências dos Mestres, e as noites são dedicadas às apresentações artísticas na Praça José Osterne.  

Já dançamos muito Carimbó, com “Os Quentes da Madrugada”, do Pará, um Forrozinho bom demais com Luizinho Calixto e Chico Paes, do Ceará; Samba de Côco do Mestre Zé Zuca de Queimadas, na Paraíba, Fandango com o grupo “Pés de Ouro”, de Paranaguá-PR; Tambor de Crioula, do Maranhão, com o pessoal do Manto de São Benedito e com o Boi da Faceira, de Limoeiro do Norte-CE, comemos e bebemos a língua do boi!!!

Mestre Rabequeiro e Valeska Andrade

Mestre Rabequeiro e Valeska Andrade

E hoje à noite vamos pra Missa do Mestre, na Igreja Matriz (dançamos ontem lá Jongo até o dia raiar). Teremos também na Praça a Dança de São Gonçalo, de Tianguá-CE, a Moda de Viola-GO que vai trazer sua Catira e Curraleira com a Badia Alves Medeiros e os maravilhosos Siba e Fuloresta, de Pernambuco.

 Além de toda a festança a noite, o curso de Patrimônio Para Todos, oferece a alunos e educadores da rede pública de ensino, a reflexão sobre o respeito as manifestações  e as diversidades culturais.

Pra quem quiser saber um pouquinho mais do evento, pode entrar no site e conferir www.vmestresdomundo.art.br

Recomendado para você

7 Comentários

  • Isabelle Rocha disse:

    Nossa,Valeska!!
    Que iniciativa espetacular, pois os jovens têm a oportunidade de conhecer um mundo de diversidade cultural do nosso Brasil,não é mesmo?
    Parabéns a todos que contribuem para manter a cultura nordestina e brasileira viva.
    Um grande beijo e muito obrigada pelo seu carinho!
    🙂

  • Mateus disse:

    Nossa, que coisa linda de se ver. Estamos muito bem no Ceará em termos de mestres e cultura popular. Que chegue as escolas e se dissemine entre a sociedade toda.

    • Valeska Andrade disse:

      Mateus, muito interessante essa sua observação de chegar as escolas. Durante os seminários, tivemos a palestra da professora Lourdes Macena que falou justamente sobre isso, da necessidade da escola se apropriar desses saberes e trabalhá-los em sala de aula. Obrigada pelo comentário. Abraços,

  • jessica disse:

    quem sabe brincadeiras do norte sem ser folcloricas que sejam normais.

  • eduarda disse:

    eu não achei nada 🙁

  • Marcondes Melo disse:

    Olá amigos saudaçoes sou Marcondes de Mossoró e estou escrevendo pra convidar os bonsamantesda musica de raizes
    a participar do nosso festival de Bandas de flautas dentro da festividades do Mossoró cidade junina no dia 28 de junho
    deste temos premiaçao em dinheiro e trofeú para os tres primeiros lugares. Mais informaçoes me manda email
    que te explico melhor ok? e ae vai meu fone 3315-4963 escola de musica

  • THAYS disse:

    VC ESTA MUITO BONITO

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *