Pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) analisou 30 alimentos industrializados destinados a crianças e detectou teores de açúcar, sal e gorduras acima do ideal.

Além disso, alguns apresentaram teores nutricionais acima do descrito na embalagem, o que pode levar o consumidor a exceder sua cota diária de gordura ou sódio.

A legislação brasileira tem uma tolerância de até 20% de variação nos valores expressos, mas nesses casos a discrepância foi acima do permitido.

O excesso de sacarose, considerado o pior dos açúcares, foi outro problema apontado pelo instituto.

De acordo com pesquisadores da Universidade de São Paulo, para adequar o consumo ao longo da vida, o ideal é reduzir o sódio já na infância – o que não tem acontecido com os brasileiros.

Educação alimentar começa na infância! Vamos ficar atentos.

 Fonte: Folha de Londrina (PR)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles