Pesquisa realizada no Paraná entre o período de 2006 a março deste ano, pela rede de medicina diagnóstica Dasa, confirma a conclusão: as crianças estão amadurecendo cada dia mais cedo.

No estudo, das 526 crianças analisadas, 89,16% apresentavam sinais de antecipação da maturidade.

O endocrinologista Paulo Solberg, da Sociedade Brasileira de Pediatria, explica que a puberdade é precoce quando os sinais aparecem em meninas antes dos 8 anos de idade e, em meninos, antes dos 9.

Segundo ele, o ideal é que a criança seja avaliada logo que começar o desenvolvimento puberal, para que o médico possa analisar se é necessário interromper esse processo.

O médico ressalta que, em alguns casos, a puberdade precoce está ligada a doenças, e também pode estar ligado à obesidade.

Fonte: O Dia (RJ)

Tagged in:

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles