A taxa de mortalidade infantil no Brasil caiu 61,7% nas últimas duas décadas, segundo estudo divulgado pela revista The Lancet.

O País, embora tenha subido nove posições no ranking internacional, está em 90º lugar, com índices bem mais altos que os registrados em países desenvolvidos. Os piores indicadores estão nas regiões Norte e Nordeste.

As mortes de crianças entre zero e 5 anos no Brasil passaram de 52 por mil nascimentos em 1990 para 19,8 por mil em 2010. A taxa anual de redução entre 1970 e 2010 foi de 4,8%, apontou o estudo.

Se continuar nesse caminho, temos chance de atingir, antes de 2015, uma das metas do milênio: reduzir em dois terços a mortalidade infantil.

 

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles