A última pesquisa do IBGE revelou que a questão do trabalho infantil no País continua dramática: mais de 1,2 milhão de meninos e meninas de 5 a 13 anos ainda são vítimas de exploração.

A legislação brasileira proíbe qualquer tipo de trabalho para pessoas com menos de 14 anos.

De acordo com o Programa Internacional para Erradicação do Trabalho Infantil da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a redução ainda é tímida e lenta.

O órgão alerta que se não houver ações constantes contra essa situação nacional, o trabalho infantil tende a crescer.

Os dados da pesquisa revelam ainda que os meninos negros ou pardos, de famílias de baixa renda que moram em áreas rurais do Norte e Nordeste formam o perfil médio do pequeno trabalhador.

Uma triste realidade que tem que ser combatida por todos!

Fonte: Correio de Sergipe (SE)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles