A arte em seus diferentes segmentos – música, teatro, dança ou artes plásticas – é comprovadamente uma linguagem expressiva e ao integrá-la com a educação possibilita ampliação do conhecimento.

O ensino da arte nas escolas passa a se tornar obrigatório nacionalmente.

De autoria do deputado federal Eduardo Gomes (PSDB-TO), o Projeto de Lei 5434/05 foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultura.

A proposta da Lei, segundo o deputado, é de incluir o ensino da arte e da cultura regional obrigatório nos currículos da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio, alterando a Lei das Diretrizes e Bases da Educação, a LDB (9394/96).

Assim, afirma o deputado, ela abre um campo de atuação profissional para os artistas que vão difundir a arte em todo País no ano inteiro.

E é também uma oportunidade de preservar a cultura regional, o folclore e proporcionar aos estudantes mais acesso a cultura de maneira ampla.

 Fonte: Jornal do Tocantins (TO)

Tagged in:

,

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles