A catapora é a única doença infantil que não tem vacina na rede pública, ao contrário de sarampo, tétano e coqueluche, por exemplo.

 Com a chegada da primavera, os casos da doença tendem a aumentar.

De acordo com o presidente do Departamento Científico de Infectologia da Sociedade de Pediatria Brasileira (SPB), Eitan Berezin, entre 2% e 3% das crianças de 1 e 10 anos contraem a doença, que é sazonal e costuma aparecer neste período do ano.

 Ele afirma que, mesmo sem vacina, é possível adotar medidas de prevenção.

Condições favoráveis de higiene e uma boa alimentação ajudam a prevenir a doença. A vacina contra a catapora, ou varicela, custa aproximadamente R$ 150 e ainda não foi incluída no calendário do Ministério da Saúde.

Segundo o Governo Federal, ela está disponível nos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), que atendem somente portadores de imunodeficiência e pessoas com outras condições especiais.

Fonte: Globo (RJ)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles