Educação

Vacina contra a catapora não está disponível na rede pública

1102 2

A catapora é a única doença infantil que não tem vacina na rede pública, ao contrário de sarampo, tétano e coqueluche, por exemplo.

 Com a chegada da primavera, os casos da doença tendem a aumentar.

De acordo com o presidente do Departamento Científico de Infectologia da Sociedade de Pediatria Brasileira (SPB), Eitan Berezin, entre 2% e 3% das crianças de 1 e 10 anos contraem a doença, que é sazonal e costuma aparecer neste período do ano.

 Ele afirma que, mesmo sem vacina, é possível adotar medidas de prevenção.

Condições favoráveis de higiene e uma boa alimentação ajudam a prevenir a doença. A vacina contra a catapora, ou varicela, custa aproximadamente R$ 150 e ainda não foi incluída no calendário do Ministério da Saúde.

Segundo o Governo Federal, ela está disponível nos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), que atendem somente portadores de imunodeficiência e pessoas com outras condições especiais.

Fonte: Globo (RJ)

2 Comentários

  • Katia Costa disse:

    Boa Noite…minha filha fez 04 anos em agosto e na caderneta dela consta q tem q tomar a 2ª dose da vacina contra catapora, a 1ª dose eu paguei e hj (20/09/2010) na creche onde ela fica algumas cças foram vacinadas, ela porém não, segundo a diretora, foi informada q as cças q tomaram a 1ª dose não necessitam da 2ª, estou mto preocupada em relação a isso…dou ou não a 2ª dose? Agradeço desde já.

    Katia Costa

  • porque nao tem na rede publica é injusto isso nao e serto

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *