Crianças e adolescentes de quatro escolas municipais de Vitória (ES), com idades entre 9 e 16 anos, participam de testes para a produção de vacina contra a dengue. Ao todo, 150 voluntários farão parte da pesquisa, que aplicará três doses, com intervalos de 6 meses cada uma.

Os testes foram iniciados em agosto, pelo Núcleo de Doenças Infecciosas da Universidade Federal do Espírito Santo, e vão durar um ano e meio. Fora do Brasil, a vacina já foi testada em mais de 5 mil voluntários.

Todo procedimento do estudo, feito com autorização assinada dos pais, é avaliado por um comitê internacional de monitoramento e passou pelas normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A inclusão de crianças nos testes foi necessária devido a uma mudança na doença, que a partir de 2007 começou a vitimar mais esse grupo etário. De acordo com a Safoni Aventis, farmacêutica que desenvolve o imunizante, os testes no Brasil ainda passarão por Natal, Goiânia, Campo Grande e a nossa capital, Fortaleza.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles