Adolescentes em conflito com a lei que estão internados para cumprimento de medidas socioeducativas vão às urnas pela primeira vez hoje. O voto desses jovens, que têm entre 16 e 17 anos, foi regulamentado pela Resolução 23.219/2010 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo a resolução do TSE, a informação para subsidiar o voto dos internos foi recebida somente via horário eleitoral gratuito em TV e rádio. Atos de campanha não foram permitidos dentro dos centros, uma vez que a prática é proibida por lei nas instituições públicas.

Para o diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MG, José do Carmo Veiga de Oliveira, o voto desses jovens representa uma revolução da cidadania.

Fonte: Estado de Minas (MG)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles