Estudo da ONG Plan Brasil revelou que, apesar de 60% das adolescentes brasileiras conhecerem os perigos da exposição virtual, metade delas gostaria de encontrar pessoalmente alguém que teriam conhecido online.

A pesquisa Adolescentes brasileiras em um mundo digital entrevistou 400 jovens de todo o País e constatou que 79% das meninas não se sentem seguras ao acessar a internet. O levantamento foi realizado pela Parceria para a Proteção da Criança e Adolescente (CPP Brasil).

A pesquisa constatou que quanto mais conhecimento e consciência as meninas têm sobre os novos recursos, maior o grau de segurança que sentem online.

Outro problema revelado pela pesquisa é o fato de as famílias de baixa renda, por terem menos acesso às novas tecnologias, encontrarem mais dificuldade em instruir as crianças sobre o uso da internet.

Os adolescentes que não têm computador em casa recorrem às mais de 100 mil lan houses que existem no País, e os pais não têm como fiscalizar. Para o gestor da CPP Brasil, Luiz Rossi, nesses casos, a inclusão digital dos adultos e o diálogo com os filhos são fundamentais.

Fonte: Correio Braziliense (DF)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles