O Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT/Fortaleza), tem a missão de desenvolver e disseminar a cultura do transporte, promovendo a melhoria da qualidade de vida e do desempenho profissional do trabalhador, bem como a formação/qualificação de novos profissionais para eficiência e eficácia dos serviços a serem prestados à sociedade.

Desenvolve, dentre outras ações, o Programa Jovem Aprendiz, mantendo o compromisso com a construção da cidadania de quase quinhentos jovens do setor do transporte, que desenvolvendo atividades pedagógicas/educativas,  com o objetivo de capacitar profissionalmente esse público para o mercado de trabalho.

Essa ação requer uma prática educacional voltada à compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida. Com esta preocupação, o SEST SENAT incorporou em suas ações de educação, temas transversais que permeiam com naturalidade as matérias trabalhadas durante os cursos: princípios éticos, defesa da cidadania, defesa do meio ambiente, incentivo ao voluntariado, respeito às minorias, entre outras.

Baseado nesses temas, foi apresentada na última sexta-feira (22), na unidade do SEST SENAT Fortaleza, uma exposição de trabalhos realizada pela turma da Sexta Integral, sob coordenação do instrutor Alberto Clemente. A atividade surgiu do interesse dos jovens em por em prática toda a teoria de sala de aula. As equipes foram formadas, os temas escolhidos e o material produzido.

Foram abordados assuntos como Alimentação Saudável, Folclore, DST/AIDS,  Fome, Drogas e Meio Ambiente. Jovens de 18 a 24 anos, mostraram que o protagonismo se faz através de ações coordenadas, proatividade e orientação pedagógica de qualidade.

O instrutor Alberto Clemente cita a importância de uma equipe de trabalho proativa, coesa e comprometida com a educação de qualidade, essa que deseja transformar o ser humano em um agente ativo, pensante, crítico e inovador. “Trabalhar com Jovens é um desafio instigante”, cita a coordenadora do SENAT Vanessa Lima. Ainda segundo ela, sua equipe é formada por profissionais multidisciplinares, que orientam esses jovens profissionais não somente através da educação curricular mas, principalmente, através dos quatro pilares da educação do século XXI, pensados e organizados por Jacques Dellors, aqueles em que aprende a conhecer, se aprender a fazer, se aprender a viver com os outros e se aprender a ser; eleitos como os quatro pilares fundamentais da educação.

Confiram abaixo as fotos da exposição de trabalhos:

Jovens Aprendizes

Equipe apresentando a importância do transporte urbano

Apresentação da equipe sobre o tema das drogas

Para conhecer outras ações do SEST SENAT, acesse o site www.sestsenat.org.br

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles