Educação

Certidão de nascimento agora é eletrônica

167 2

Desde o dia 06 de outubro, as certidões de nascimento emitidas nas maternidades brasileiras são feitas por um sistema eletrônico elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O serviço será gratuito e serve para dar maior segurança aos documentos.

Após o parto, os funcionários cadastrados passam as informações imediatamente aos cartórios e, em seguida, estes encaminham ao hospital a certidão com certificação digital.

O sistema interligado permite que a maternidade solicite a emissão do documento em qualquer região do País, desde que o município do cartório seja o domicílio dos pais da criança.

Nas regiões onde não há maternidades, os funcionários cadastrados também poderão solicitar o documento para o cartório mais próximo.

Segundo o Conselho, a emissão da certidão nas maternidades é facultativa, mas para quem adotar o novo procedimento, o prazo para adaptação é de um ano.

Até o momento, 50 unidades já se cadastraram para prestar o serviço em 12 estados brasileiros. Vamos repassar essa informação para todos.

É um serviço de utilidade pública, pouquíssimos divulgado e de altíssima importância para a população brasileira.

Fonte: Gazeta do Povo (PR)

2 Comentários

  • Luiz carlos Henrique disse:

    Trabalho em uma das maiores maternidades em PE, o CISAM Unidade de saúde da Universidade de Pernambuco, começamos a emitir a certidão direto da unidade em agosto e tem sido muito gratificante para mim e principalmente para a criança que já sai reistrada em 20 minutos! as vezes chegamos a registrar a criança enquanto a mãe ainda se encontra na sala de parto, isto é, meia hora após o seu nascimento!! é maravilhoso isso!! Faça uma pesuisa no google com o título “Minha certidao no Cisam” vc ai me ver fazendo o primeiro registro.

  • abrao maia filho disse:

    Ola Preciso de uma certidão de nascimento e uma indentidade. como faço

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *