Quem pretende conseguir uma boa colocação já neste período preparatório para a Copa do Mundo de 2014 deve ter em mente que a capacitação profissional é o diferencial na disputa por uma vaga. A hora de se habilitar, aprimorar e certificar os conhecimentos é agora e os cursos de graduação em Turismo são uma excelente oportunidade para isso.

A conclusão do curso em três anos, período regulamentado pelo MEC, é o tempo ideal para quem deseja ter o diploma em mãos no ano do Mundial da Fifa. Isso quer dizer que iniciando a graduação no primeiro semestre de 2011, a previsão é que a conclusão do curso aconteça ao final do segundo semestre de 2013.  

Uma das possíveis atribuições do turismólogo será cuidar de todas as etapas da viagem dos visitantes às cidades-sedes da Copa. Desde a emissão de passagens até a reserva dos hotéis, passando pelo planejamento de roteiros turísticos e dos eventos paralelos, que costumam acontecer durante o período, como é o caso das Fanfests.

Se for o guia da excursão, ainda será responsável pelo bem-estar dos participantes. Ou seja, terá de providenciar alimentação, hospedagem, transporte, passeios e até mesmo administrar problemas pessoais que comprometam o programa do grupo.

De acordo com um estudo recente, divulgado pelo banco Confidence, a estimativa é que a Copa de 2014 seja responsável por injetar R$ 155 bilhões na economia brasileira. Os recursos serão provenientes de investimentos, despesas e gastos com turismo vindos do exterior, o que denota o forte aquecimento e expansão deste mercado. 

A professora Gláudia Mapurunga, coordenadora do curso de turismo da Estácio Fic, destaca que há uma gama de possibilidades para a atuação do turismólogo, tanto na esfera pública como privada. “No setor público, por exemplo, ele pode colaborar na elaboração e na implantação da Política Nacional de Turismo, operacionalizar inventários e diagnósticos em municípios turísticos, além de aplicar a metodologia do planejamento turístico em projetos, planos e programas municipais, estaduais e federais de turismo”, detalha.

A Estácio Fic oferece o curso de graduação em Turismo, na Unidade Moreira Campos, com turmas nos turnos manhã e noite. Durante a faculdade, o aluno ainda dispõe de atividades complementares (eventos, visitas técnicas, viagens de estudo, entre outras) e oportunidades de estágios em empresas conveniadas com a instituição, a fim de aliar teoria e prática. 

A proposta do bacharelado em Turismo da Estácio Fic é acompanhar o cenário nacional, considerando a realidade e características locais. Este é um dos motivos pelo qual o curso de Turismo da instituição foi eleito o melhor do Ceará na avaliação do Guia do Estudante 2010, da Editora Abril.   

Sobre a Estácio

Um dos maiores e mais conceituados grupos de ensino superior da América Latina, a Estácio completa 40 anos de atuação em 2010. A instituição possui  cerca de 4 mil funcionários, um corpo docente de 7,5 mil professores e 216,2 mil alunos matriculados. Formada por 30 Universidades, Centros Universitários e Faculdades, está presente em 36 cidades de 17 estados do país e também no Paraguai. 

Com um total de 69 campi, a instituição oferece diversos cursos presenciais e a distância de Graduação Tradicional, Tecnológica e Licenciatura nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas, cursos de Pós-graduação lato sensu, cinco cursos de Mestrado e três cursos de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação), avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (Inep e Capes). 

Focada também na qualidade de ensino que garante a formação de novos profissionais com padrão internacional, a Estácio mantém parceria com a Ecole hôtelière de Lausanne (Hotelaria Suíça), a Alain Ducasse Formation (Gastronomia Francesa), a Universidade de Coimbra (Direito em Portugal) e a Walt Disney World Company. Saiba mais em www.estacio.br.

Serviço – Bacharelado em Turismo Estácio Fic

O curso de Turismo da Estácio Fic funciona Unidade Moreira Campos – Rua Visconde de Mauá, 1940 – Aldeota. O Vestibular 2011.1 está marcado para 11 de dezembro

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles