A legislação e a aplicação das penas para envolvidos em tráfico de drogas inflamam o debate sobre as causas do crescimento dessa prática em São Paulo.

Berenice Giannella, presidente da Fundação Casa, por exemplo, aponta um rigor excessivo dos juízes paulistas, que estão internando até mesmo jovens que foram flagrados pela primeira vez, decisão que contraria o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), principalmente no interior.

Para ela, é importante que o jovem permaneça em contato com a família. Para a defensora e coordenadora do Núcleo Especializado de Situação Carcerária, Carmen Silvia de Moraes Barros, o crescimento do tráfico mostra como o endurecimento da pena não ajuda a coibir a prática.

Fonte: O Estado de S. Paulo (SP)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles